domingo, 8 de junho de 2008

SÉRIE B - VILA NOVA-GO 3x2 AMÉRICA (NATAL) - COM SHOW DE TÚLIO MARAVILHA QUE MARCOU OS TRÊS GOLS

Numa noite inspirada do atacante Túlio, o Vila Nova venceu o América-RN, por 3 a 2, neste sábado (07/06) à noite, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, no fechamento da quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O artilheiro marcou os três gols do time agoiano, chegando aos cinco e na ponta da artilharia da Série B ao lado de Paulo Izidoro, do Fortaleza.
Túlio Maravilha, que completou 39 anos na última segunda-feira, agora tem 841 gols na carreira e atingiu a marca de 191 gols em Campeoanto Brasileiro - Séries A, B e C - e superou ainda um dos maiores goleadores da história do Brasileiro: Roberto Dinamite, do Vasco da Gama, que marcou 190 gols (todos na Série A).
Com este resultado, o Vila Nova chegou aos nove pontos, todos conquistados em casa, e ocupa a terceira posição. O América, com três pontos, está em 18º lugar.


Surpresa e virada

Em busca da reabilitação, o Vila Nova resolveu ir para cima logo de início. E Túlio logo apareceu na pequena área, desviando de cabeça o escanteio cobrado por Caíco do lado esquerdo. O goleiro Fabiano mandou, de novo, para escanteio.

O Mecão surpreendeu pela desenvoltura em campo e mais ainda por abrir o placar, aos sete minutos. Raí fez o levantamento pelo alto, a defesa rebateu mal e a bola sobrou para o chute certeiro, de direita, de Fábio Neves. A bola ganhou efeito e entrou no cantinho esquerdo de Max, que nada pode fazer.
Aos 16 minutos, Túlio empatou. Ele recebeu o passe, dentro da área, e mesmo de costas para os zagueiros, matou de esquerda e bate cruzado, de direita. Gol de mão?
Wando assustou aos 17 minutos, quando disparou uma bomba defendida por Fabiano. O juiz, erradamente, estava dando impedimento. Um absurdo! E quase complicou sua arbitragem aos 20 minutos, quando Osmar cruzou pelo alto e Túlio não alcançou de cabeça. Mas ele tocou com a mão e quase marcou, porque Fabiano mandou para escanteio.
E Túlio apareceu de novo decisivo, aos 31 minutos. Wando começou a jogada pelo lado direito, quando se livrou de dois adversários e fez o passe a Túlio. Outra vez de costas para os zagueiros, ele bateu de virada e cruzado: 2 a 1.
Aos 35 minutos, em outra finalização de Túlio, quase saiu o gol. Mas dessa vez a bola foi para fora.

Mecão corojoso

Mas o time potiguar mostrou coragem no segundo tempo. Veio para cima do Vila Nova que se mostrou impotente na marcação. E as chances americanas foram se sucedendo com naturalidade. Aos dois minutos, Max espalmou chute de longe de Paulo Matos. Aos 6’, defendeu com os pés o chute de Marcelo Nicácio, que parece gordo e sem mobilidade. Aos 7 minutos, Paulo matos entrou livre na área, pelo lado direito, e chutou cruzado, mas para fora.

Na realidade, a marcação do Vila Nova não funcionou com a inversão dos laterais: Osmar foi para a esquerda e Adriano (que entrou no lugar de Marcel que se contundiu, no lado direito). Osmar tinha ido muito bem ofensivamente no primeiro tempo e se atrapalhou todfo na etapa final.Foram tantas chances, que o empatou merecido aconteceu aos 17 minutos. Raí cobrou falta pelo lado direito, a bola viajou pelo alto e teve o desvio de cabeça de Daniel. Do outro lado, Jéferson apareceu sozinho para esticar o pé direito e empurrar para as redes: 2 a 2.

Max defende pênalti duas vezes

O pior estava por fim. Aos 21 minutos, Maizena entrou na área e acabou atropelado por Reinaldo, que tropeçou em cima do adversário. Pênalti para o América. Na cobrança de Paulo Matos, o goleiro Max rebateu e depois ainda defendeu o chute de Daniel. Assim, Max salvou o Vila do pior.

Depois disso, enfim, o técnico Givanildo de Oliveira, acertou a marcação. Fez nova inversão nas laterais e colocou o volante Alisson.

O jogo ficou equilibrado.

E como quem não faz, toma, não deu outra. E num lance incrível. Aos 31 minutos, a bola foi alçada na grande área (por Osmar) e o goleiro Fabiano não cortou. A bola foi tocada para o gol e, quase em cima da linha, os zagueiros Anderson Bill e Robson se chocaram. O mais inacreditável: a bola sobrou limpa para Túlio. O artilheiro não vacilou e deu um bico na bola, estufando as redes. Depois disso, não teve mais jogo. Nem poderia, o torcedor deveria pagar outro ingresso. Túlio merecia.

Próximos jogos

Na sexta rodada, o Vila Nova, de novo, vai jogar fora, dessa vez diante do Avaí, ainda invicto, em Florianópolis, dia 13, sexta-feira.

O Mecão, que mostrou bom futebol, vai tentar se recuperar, contra o Ceará, no Castelão, também na sexta-feira.

Ficha Técnica

Vila Nova 3 x 2 América-RN

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia - GO

Data: 07/06/2008

Renda: 95.665,00 Público: 7.789 pagantes

Árbitro: Rogério Lima da Rocha – SE

Cartões amarelos: Anderson Bill (América). Caíco, Guilherme e Reinaldo (Vila Nova)

Gols: Túlio, aos 16, aos 31/1T e aos 31/2T (Vila Nova). Fábio Neves, aos 7/1T e Jéferson, aos 17/2T (América).

EQUIPES:

Vila Nova - Max; Osmar, Luís Carlos, André Leone e Marcel (Adriano); Heleno, Guilherme, Reinaldo (Alisson) e Caíco; Wando (Bruno Batata) e Túlio Maravilha. Técnico: Givanildo Oliveira.

América-RN - Fabiano; Maizena, Anderson Bill, Robson e Raí; Émerson, Jéferson, Daniel (Vaninho) e Fábio Neves; Paulo Matos (Marquinhos Marabá) e Marcelo Nicácio (Ítalo). Técnico: Carlos Moura.

Nenhum comentário: