domingo, 21 de agosto de 2016

Rio-2016: Brasil conquista medalha de ouro inédita no futebol!

Domingo, 21 de agosto de 2016.
 
Jogadores comemoram o ouro
O choro de Neymar depois da cobrança derradeira é o pranto de liberdade, são as lágrimas de recomeço. O Brasil se livrou de um peso de 116 anos sem ouros olímpicos, reencontrou o carinho de sua torcida e fez a festa no Maracanã, algo com que sonhava dois anos atrás, na final da Copa do Mundo.
Não, a vitória sobre a Alemanha nos pênaltis, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, não apaga a humilhação dos 7 a 1, mas representa a alforria para deixar o passado para trás e olhar adiante, para a Copa do Mundo de 2018.
Para o camisa 10, a medalha dourada é um acerto de contas depois da prata em Londres-2012. É também uma resposta aos críticos que o questionaram por causa de sua vida social agitada nas férias. Em um jogo em que a seleção nada fez sem que passasse pelos pés do craque, ele foi decisivo ao abrir o placar com um golaço de falta, aos 26 do primeiro tempo, e ao fechar as penalidades.
— Tenho muita coisa para dizer, mas ainda não encontrei palavras. O quanto falaram de nós, respondemos com futebol. É uma das coisas mais felizes da minha vida. E agora, faz o quê? Vão ter que me engolir — desabafou, antes de anunciar que não será mais capitão.
Melhor é falar do presente e pensar que talvez o ouro tenha demorado tanto para vir porque nunca fora tão necessário quanto agora. A medalha brilhou no momento de maior crise que o futebol atravessa no país — dentro e fora dos gramados. É uma ironia o fato de o escudo da CBF não aparecer no peito dos campeões.
Vale também pensar nas possibilidades que o título abre para a seleção. Jogadores importantes, como Rodrigo Caio, Gabriel Jesus e Gabigol farão a transição para a equipe principal com o respaldo da conquista. Já o técnico Tite tentará classificar o país para a Copa com a chance de levar adiante o que Rogério Micale teve coragem de fazer: escalação de quatro atacantes e apenas dois homens de marcação. Esquema ofensivo que há muito tempo a amarelinha não tinha, apesar de combinar tanto com ela.
Fonte: Jornal Extra. 

Nenhum comentário: