Sábado, 13 de abril de 2024.
Dedé de Dora, melhor jogador de futebol de Currais Novos de todos os tempos, e um dos melhores da história do futebol do Rio Grande do Norte. |
Por Túlio Nassif
José Gomes de Medeiros, o "Dedé de Dora", recebeu este apelido por ser filho de dona Doralice. Foi um ótimo meia-atacante, ídolo do ABC e América, os dois maiores clube de futebol do RN. Nasceu no ano de 1961, em Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte. Morreu no dia 25 de setembro de 2017, em Natal-RN, após uma dura luta contra um câncer de pulmão. Ele era casado e tinha dois filhos.
Foi em torneios de Bairro e com a camisa do Potyguar de Currais Novos-RN, que Dedé de Dora despontou para o futebol em 1979. Posteriormente, fez sucesso como profissional no ABC. Lá, conquistou o bicampeonato estadual em 1983 e 1984.
As boas atuações chamaram a atenção do Cruzeiro/MG, onde teve passagem curta e marcante. Ficou apenas seis meses na Raposa, mas deixou sua marca: em 14 jogos, marcou seis gols. Esteve na lista dos 44 melhores jogadores do país e inclusive, foi cotado para uma vaga na Seleção Brasileira. Retornou ao ABC em agosto de 1985 devido a um impasse na negociação entre os dois clubes, pois seu vínculo era de empréstimo e a equipe mineira não aceitou pagar os valores da compra impostos pelo Alvinegro Potiguar.
Retornou ao ABC e um ano depois, acertou sua transferência para o rival América de Natal. E novamente Dedé de Dora não decepcionou, foi duas vezes bicampeão potiguar, em 1988 e 1989 e em 1991 e 1992.
Acumulou também em seu currículo, passagens por Desportiva de Ipanguaçu-RN, Capela-AL, Treze-PB e Vênus-PB (da cidade de Esperança).
Uma torção no joelho direito chegou a interromper sua carreira por mais de um ano e, já no fim da mesma, foi um dos fatores que o levou a encerrar suas atividades como atleta em 1994, quando atuava pelo seu time do coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário