Segunda feira, 27 de fevereiro de 2023.
A preparação do Independiente Del Valle para o jogo decisivo desta terça-feira (28), pela volta da Recopa Sul-Americana, contra o Flamengo, às 21h30, no Maracanã, duelo que vai decidir quem fica com o título da competição, está encerrada. Os equatorianos largaram na frente na ida, vencendo por 1 a 0, com gol de cabeça de Carabajal, no segundo tempo, e conseguiram resistir à pressão rubro-negra sem serem vazados na altitude de Quito.
Por conta dessa vantagem, um simples empate no Rio de Janeiro garante a taça à equipe dirigida pelo técnico argentino Martín Alsemi. Dentro das quatro linhas, o treinador deve repetir praticamente a escalação que entrou em campo na primeira partida, com apenas uma mudança do meio para frente. No Equador, Rodriguez começou entre os titulares ao lado de Lautaro Diaz no ataque, com Sornoza vindo por trás, na função de criação do time.
Desta vez, a tendência é que Alcívar, que entrou ao longo dos 90 minutos, inicie justamente na vaga de Rodríguez, compondo mais a parte central do gramado e deixando Diaz como a única peça de referência. A modificação tem bastante a ver com a proposta e a estratégia do Del Valle para conquistar a Recopa Sul-Americana. Martín Anselmi prevê um Flamengo muito ofensivo e, por isso, pode mudar o esquema tático para melhorar o poder de marcação, tirando um atacante e colocando outro meia, o que aumentaria a recomposição.
O único desfalque é o volante Julio Ortiz, expulso na ida após dar um tapa no rosto de David Luiz já perto do apito final. No mais, não há nenhum jogador entregue ao departamento médico e todos estarão normalmente à disposição. A provável escalação dos equatorianos para pegar o Rubro-Negro tem Moisés Ramírez no gol; Schunke, Carabajal e García Basso; Matías Fernández, Pellerano, Favarelli e Caicedo; Alcívar, Sornoza e Lautaro Diaz. Por Super Tupi / RJ