sábado, 13 de abril de 2024

Brasileirão: ‘Novatos’ buscam surpreender após boas campanhas nos estaduais!

Sábado, 13 de abril de 2024.

O A SÉRIE A do Campeonato Brasileiro de 2024 tem todos os ingredientes para ser uma competição muito equilibrada. Se, por um lado, as tradicionais equipes seguem investindo pesado e fortalecendo ainda mais os elencos; por outro, times que chegam da Série B estão empolgados. Atlético-GO, Criciúma, Juventude e Vitória, que conquistaram acesso na última temporada, deram seus cartões de visitas com ótimas campanhas nos campeonatos estaduais.

Diante disso, a reportagem do Globo Esporte resolveu elencar os principais motivos para acreditar em uma campanha digna destes quatro clubes que estão de volta à elite do futebol brasileiro. Afinal, nas últimas dez edições da Série A, a consistência foi algo raro para as equipes que vieram da Série B. Só em 2014 e 2023, por exemplo, nenhum time recém-promovido amargou o rebaixamento imediato.

ATLÉTICO/GO

Para começar, nada mais justo do que falar do Atlético-GO de Jair Ventura, que alcançou sua 15ª vitória seguida. A última delas foi especial. O Dragão venceu o Vila Nova por 3 a 1 no jogo de volta da final do Campeonato Goiano e levantou o 18° título estadual.

Jair chegou ao clube em julho do ano passado e fez uma campanha de recuperação na Série B para conquistar o acesso. Desde então, o Atlético-GO se destaca por um estilo de jogo ofensivo e tem um dos melhores ataques do país nesta temporada, com 50 gols marcados. Só nos últimos cinco jogos da equipe foram 15, média de três por partida.

Os grandes destaques da equipe são o meia Shaylon e o atacante Luiz Fernando, artilheiro do time na temporada com 11 bolas na rede.

CRICIÚMA/SC

De volta à Séria A dez anos depois da última participação, o Criciúma mantém um trabalho sólido por quatro temporadas com o técnico Cláudio Tencati no comando da equipe. O elenco do Tigre, inclusive, tem jogadores que estão desde a Série C, em 2021. Já em 2024, conquistou o bicampeonato catarinense, contra o Brusque, algo que não acontecia há 33 anos.

O craque do torneio foi o meia Fellipe Mateus, que jogou 19 dos 20 duelos do Tigre nesta temporada. O atacante Felipe Vizeu é o artilheiro da equipe neste ano, com cinco gols.

Para a disputa na elite, a diretoria carvoeira contratou, até o momento, dez jogadores, mas vale ressaltar que a base do time titular segue a mesma do ano passado. Tencati sempre impôs uma filosofia que variava entre posse de bola e transições rápidas, a depender dos adversários. Agora na Série A, resta esperar para ver como o Tigre irá se comportar.

VITÓRIA/BA

O Rubro-Negro tem motivos de sobra para acreditar em uma campanha que possa ir além da luta contra o rebaixamento. A começar pelo fator Barradão, onde o time está invicto há 23 partidas, na segunda maior sequência da história do clube no estádio. A estreia na Série A, inclusive, será em casa, contra o Palmeiras, às 18h30 deste domingo (horário de Brasília).

Outro elemento importante nesta retomada do Leão, que saiu da Série C em 2022 para a elite do futebol brasileiro, é o técnico Léo Condé. Ele assumiu o time no início do ano passado, comandou a reformulação e já tem dois títulos na bagagem com o Vitória: a Série B 2023 e o Campeonato Baiano 2024.

Entre as suas armas, o Vitória tem a defesa e o meio-campo. O Rubro-Negro aposta na sua trinca de volantes (Dudu, Willian Oliveira e Rodrigo Andrade), no meia armador (Matheusinho) e na zaga (Camutanga e Wagner Leonardo) como pilares para uma campanha de sucesso no Brasileirão.

JUVENTUDE/RS

O Juventude é o único desse quarteto que não foi campeão estadual. Mas isso não é motivo de tristeza, e, sim, de esperança para o torcedor que não via o time disputar a decisão desde 2016.

Vice-campeão do Campeonato Gaúcho, o Juventude chega para a disputa do Brasileiro confiante na permanência sem grandes sustos. Sob o comando de Roger Machado, o time se destaca por ter um modo de jogo bem consolidado, em que não abre mão da posse de bola e constrói desde o seu goleiro. Além disso, mescla bem os momentos de marcação mais alta com mais baixa. Entre os destaques está o sistema ofensivo composto pelos experientes Jean Carlos e Gilberto.

A crença de uma boa participação na Série A passa pelo bom desempenho da equipe nos jogos decisivos do estadual, contra Grêmio e Inter. Em três das quatro partidas (ida e volta), chegou a ter mais controle da partida do que os adversários. No entanto, não conseguiu traduzir a superioridade no placar.

São variados, então, os motivos para acreditar no quarteto. Mas só com o início do Brasileiro vai ser possível comprovar se a alta expectativa vai ser cumprida ou não. 

A boa notícia é que as primeiras respostas começam a ser dadas já neste sábado, 13/04.

- Atlético-GO: campeão estadual; estreia contra o Flamengo neste domingo, às 16h;

- Criciúma: campeão estadual; estreia contra o Juventude neste sábado, às 18h30;

- Vitória: campeão estadual; estreia contra o Palmeiras neste domingo, às 18h30;

- Juventude: vice-campeão estadual; estreia contra o Criciúma neste sábado, às 18h30.

Nenhum comentário: