Quinta-feira, 17 de outubro de 2024.
Reforçado com vários jogadores que estavam com as seleções nacionais na Data Fifa, o Flamengo tem um compromisso muito importante pelo Campeonato Brasileiro. Para embalar de vez e seguir bem no G-4, faz o tradicional clássico ‘Fla-Flu’ com o Fluminense nesta quinta-feira, às 20h, no Maracanã, no Rio, pela 30ª rodada.
No primeiro turno, o Fla ganhou por 1 a 0, gol de Pedro.
FLA-FLU COM POLÊMICA
A partida foi parte de uma polêmica entre os semifinalistas da Copa do Brasil e CBF. A data base do clássico era no fim de semana, mas foi adiantado para que os jogos Atlético-MG x Vasco e Flamengo x Corinthians, pela Copa do Brasil, fossem realizados no sábado e domingo. Vasco e Corinthians acionaram até o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), sem sucesso.
FLAMENGO
Com visível melhora após o agora técnico Filipe Luís assumir o comando, o Flamengo tenta embalar de vez na competição para seguir no G-4 e manter vivo o sonho do título, embora distante. Os rubro-negros vêm de duas vitórias seguidas, contra Athletico, por 1 a 0, e Bahia, por 2 a 0. Com isso, somam 51 pontos em quarto lugar, atrás de Botafogo (60), Palmeiras (57) e Fortaleza (55).
O Flamengo só venceu três partidas seguidas no Brasileirão em duas oportunidades: no começo de junho e no final de julho. Foi a maior sequência que o time conseguiu emplacar até agora.
QUEM JOGA?
Para montar a escalação, Filipe Luís terá vários retornos importantes de jogadores que estavam com as seleções nacionais, que fretaram voos para retornar. Varela, De la Cruz e Arrascaeta (Uruguai), Plata (Equador) e Gerson e Fabrício Bruno (Brasil). A única exceção deve ser Erick Pulgar, que volta de Barranquilla, na Colômbia, e pode não chegar a tempo.
A comissão técnica montou treinos individuais levando em conta quanto cada jogador atuou nas seleções nacionais. O Flamengo também precisa pensar no jogo decisivo diante do Corinthians pelas semifinais da Copa do Brasil, marcado para domingo, às 16h, em São Paulo. No primeiro duelo, no Rio, o time rubro-negro venceu por 1 a 0.
Na linha defensiva, ainda tem a chance de o zagueiro Cleiton ganhar vaga de titular. O lateral-esquerdo Alex Sandro, recuperado de lesão, também deve retomar o lugar de Ayrton Lucas.
FALA TREINADOR
Filipe Luís comemorou o tempo que teve de preparação e elogiou o elenco.
“São ajustes que quero dar com base na minha maneira de jogo para ver a evolução da equipe. Acredito nesse elenco, trabalhei no meio deles. Sei a força e a fome que tem esse time de conquistar os objetivos”, avaliou.
FLUMINENSE
O Fluminense não estava em uma boa fase no Brasileirão, somando três derrotas seguidas: Juventude, por 2 a 1, e Botafogo e Atlético-GO, ambas por 1 a 0. Na última rodada antes da Data Fifa, porém, respirou um pouco mais aliviado ao superar o Cruzeiro por 1 a 0 em casa.
Com isso, saiu da zona de rebaixamento e aparece na 16ª colocação com 30 pontos. O time carioca ainda tem um jogo atrasado, diante do Athletico, pela 17ª rodada, remarcado para a próxima terça-feira, às 19h30, no Maracanã.
QUEM JOGA?
O técnico Mano Menezes tem três desfalques certos para montar o Fluminense. Keno e Marcelo estão lesionados e Serna cumprirá suspensão. Sem Marcelo, Diogo Barbosa será titular.
Já no ataque, Mano treinou com Lima e Marquinhos, mas este último deve começar no banco. Isso porque Jhon Arias, que estava com a seleção da Colômbia, retorna. O setor ofensivo também terá German Cano à disposição após cumprir suspensão.
A dúvida fica por conta do zagueiro Thiago Silva, que chegou a treinar, mas não está totalmente recuperado. Se não tiver condições, quem entra é Ignácio, totalmente recuperado de lesão no joelho. O volante uruguaio Facundo Bernal, que também estava com sua seleção nacional, não participou do último treino, mas deve ser titular.
A partida será ainda mais especial para o goleiro Fábio, que completará 179 partidas. Este número o colocará como oitavo goleiro que mais atuou pelo Fluminense, ao lado de Jorge Vitório.
FALA TREINADOR
Mano sabe da cobrança para continuar a reação e pediu união na reta final.
“Precisamos estar todos muito próximos, nos ajudando bastante, com humildade, pouca vaidade, competir todo o jogo como fizemos contra o Cruzeiro. Eu tenho certeza que o torcedor vai estar ao nosso lado com mais paciência. Não temos medo de cobrança. Vamos trabalhar para que seja melhor sempre”, garantiu. Fonte: AFI