terça-feira, 31 de dezembro de 2019

FELIZ 2020!

Terça feira, 31 de dezembro de 2019.

Queniano vence São Silvestre com ultrapassagem nos últimos segundos!


Terça feira, 31 de dezembro de 2019. 
O queniano Kibiwott Kandie foi o campeão da São Silvestre de 2019. Ele ultrapassou, nos últimos segundos, o ugandense Jacob Kiplimo, que vinha dominando a prova.
Os dois cruzaram a faixa com os corpos quase colados um ao outro, definindo os dois primeiros lugares da corrida aos 42 minutos e 59 segundos.
O terceiro lugar ficou para Titus Ekiru, também queniano, que neste ano venceu a Maratona de Milão e a Meia de Lisboa. Ele chegou 55 segundos após o primeiro colocado.
A queniana Brigid Kosgei confirmou o favoritismo e foi a primeira do pelotão de elite feminino a cruzar a linha de chegada da corrida de São Silvestre, na Avenida Paulista. Recordista da Maratona de Chicago, a atleta fez na manhã de hoje (31) a sua estreia na 95ª edição da corrida que ocorre anualmente nas ruas da cidade de São Paulo, completando o trajeto de 15 quilômetros em 48 minutos e 54 segundos.
O segundo lugar da prova também foi ocupado por uma queniana, Sheila Shelangat.
A terceira posição no pódio feminino ficou com Tisadk Nigus, da Etiópia.
Brigid Jepchirchir Kosgei e Kibiwott Kandie do Quênia comemoram no pódio depois de vencer a corrida anual "São Silvestre"
Brigid Jepchircher Kosgei e Kibiwott Kandie, do Quênia, comemoram no pódio
 depois de vencer a corrida anual "São Silvestre"
 REUTERS / Amanda Perobelli / Direitos reservados.
Multidão de amadores
Além dos competidores profissionais, uma multidão de anônimos percorreu o trajeto sob o sol forte e céu limpo desta manhã. O número de inscritos chegou a 35 mil, incluindo pessoas de diversas partes do país, como anunciavam as faixas levadas por muitos corredores com nomes de cidades como Rio das Ostras (RJ), Itajai (SC) e Assis Chateubriand (PR).

Classificação dos primeiros colocados: 

1º - Kibiwott Kandie – Do Quênia.
2º - Jacob Kiplimo – De Uganda.
3º - Titus Ekiru – Do Quênia. 
Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil  São Paulo

Retrospectiva: relembre todos os campeões do futebol potiguar em 2019!

Terça feira, 31 de dezembro de 2019.
O GloboEsporte.com preparou um "resumão" da temporada 2019 para você lembrar os campeões de todas as categorias do Campeonato Potiguar. Além dos estaduais sub-15, sub-17, sub-19 e adulto no masculino (primeira e segunda divisões) e o adulto feminino, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol ainda organizou o Super Matutão, torneio amador que reuniu 24 seleções municipais.

No balanço final, o América-R teve dois títulos - o principal deles, no profissional; e no sub-17. O ABC venceu os campeonatos sub-19 e sub-15. O Cruzeiro F. C de Macaíba, foi bicampeão no feminino, o Força e Luz conquistou a segunda divisão e São Gonçalo do Amarante levantou a taça no Super Matutão.

Relembre os campeões: 

Campeonato Potiguar - América
América voltou a ser campeão estadual após quatro anos. O título veio de forma emocionante, com direito a grande público na Arena das Dunas e gol no último minuto. O Alvirrubro venceu o ABC por 2 a 1 e o gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Alison, aos 49 minutos do segundo tempo - o empate até aquele momento levaria a decisão para os pênaltis. A festa teve direito a invasão ao gramado, como nos velhos tempos.
América-RN campeão potiguar em 2019 — Foto: Pedro Vitorino
América F.C campeão potiguar em 2019 - Foto: Pedro Vitorino
Cria das categorias de base do América, Alison nunca havia atuado profissionalmente pelo clube. De volta após mais de 15 anos, ele virou uma espécie de líder do elenco pela experiência e passagens por clubes como Vitória, Bahia e América-MG. E o destino reservou na história que fosse do defensor, que entrou no segundo tempo de jogo, o gol do título.

Campeonato Potiguar 2ª divisão - Força e Luz
O Força e Luz foi o campeão da segunda divisão do Campeonato Potiguar. O Time Elétrico bateu o Alecrim por 4 a 3 nos pênaltis, em final disputada no Frasqueirão, e conquistou o acesso à elite no mesmo ano em que acabou rebaixado - o regulamento do estadual de 2019 permitia este "benefício". 
Força e Luz campeão da segunda divisão — Foto: Diego Simonetti
Força e Luz campeão da segunda divisão - Foto: Diego Simonetti.
A decisão, em novembro, acabou empatada por 1 a 1. Nos pênaltis, Rogerinho, Victor Souza, Caíque e Edson Kapa marcaram para o Força e Luz, e o goleiro Rafael defendeu a cobrança de Anderson, do Alecrim

Campeonato Potiguar Feminino - Cruzeiro F.C de Macaíba.
Cruzeiro-RN campeão no futebol feminino — Foto: Oscar Xavier/Inter TV Cabugi
Cruzeiro F. C de Macaíba, campeão no futebol feminino - Foto: Oscar Xavier / Inter TV Cabugi.
O Cruzeiro-RN foi bicampeão potiguar no adulto feminino. A equipe de Macaíba bateu o União por 4 a 2 nos pênaltis, em final disputada na Arena das Dunas, em novembro. No tempo normal, houve empate por 1 a 1. Com o título, o Cruzeiro vai representar o Rio Grande do Norte na Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino em 2020. Nos pênaltis, Lidiane, Clara, Emmily e Amanda converteram para o time de Macaíba, e a goleira Thaís "Açaí" fez uma defesa para garantir a conquista.

Campeonato Potiguar Sub-19 - ABC
ABC campeão no sub-19 — Foto: Oscar Xavier/Inter TV Cabugi
ABC campeão no Sub 19 - Foto: Oscar Xavier /Inter TV Cabugi.
O ABC foi campeão estadual no sub-19 de forma incontestável. Em 13 jogos, foram 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Na final, bateu o Visão Celeste por 1 a 0, com gol de Kervison, no Frasqueirão. Com o título, além da vaga para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Alvinegro garantiu classificação para a Copa do Brasil 2020 e Copa do Nordeste 2020 da categoria sub-20. A equipe do técnico Gilmar Oliveira ainda teve o melhor ataque, com 41 gols, e a melhor defesa - ao lado do próprio Visão Celeste (cada um sofreu sete gols).

Campeonato Potiguar Sub-17 - América
América-RN campeão no sub-17 — Foto: Oscar Xavier
América campeão no Sub/17 - Foto: Oscar Xavier. 
O América-RN voltou a ser campeão potiguar na categoria sub-17 após nove anos. O Alvirrubro goleou o arquirrival ABC por 4 a 1 na decisão realizada em novembro. Luciano, Rodrigo, Allan e William fizeram os gols do título que valeu vaga para representar o Rio Grande do Norte na Copa do Brasil Sub-17 em 2020. O Alvirrubro ainda recebeu dois prêmios individuais: Luiz Eduardo, artilheiro da competição, com seis gols, e Lucas, melhor goleiro.

Campeonato Potiguar Sub-15 - ABC
ABC campeão no sub-15 — Foto: Andrei Torres/ABC
ABC campeão no Sub-15 - Foto: Andre Torres / ABC
ABC conquistou o hexacampeonato estadual na categoria sub-15. Na final, disputada em junho, na Arena das Dunas, o Alvinegro venceu o Santa Cruz de Natal por 1 a 0. O gol do título foi marcado por Breno. Dono da melhor campanha da competição, o ABC fechou a competição com sete vitórias e uma derrota. O Alvinegro contou com o goleiro menos vazado, Yuri, e ainda teve um dos artilheiros do campeonato, Luquinhas, com sete gols.

Super Matutão - São Gonçalo do Amarante
São Gonçalo do Amarante campeão do Super Matutão — Foto: Jocaff Souza/10 Sports
São Gonçalo do Amarante campeão Super  Matutão. Fogo: Jocaff Souza / 10 Sports.
A seleção de São Gonçalo do Amarante foi a campeã da primeira edição do Super Matutão. Na final realizada na Arena das Dunas, a equipe da Grande Natal venceu São Pedro por 2 a 1 e levou o troféu Everaldo Lopes, em homenagem ao jornalista que foi um dos idealizadores do antigo Matutão, falecido em 2018. O torneio de futebol amador foi promovido pela FNF, e teve a decisão transmitida ao vivo pela Inter TV Cabugi para todo o Rio Grande do Norte. Kadu foi o autor dos dois gols de São Gonçalo.
 Por GloboEsporte.com — Natal

Futebol do RN: Francisco Diá faz balanço positivo de pré-temporada do ABC!


Terça feira, 31 de dezembro de 2019.
Depois de empatar com o Náutico em Recife, o ABC recebeu o Botafogo-PB no segundo e último amistoso antes da estreia no Campeonato Potiguar. Jogando no CT Alberi Ferreira de Matos, o Alvinegro derrotou o time paraibano por 2 a 1, com gols de Cedric e Felipe Manoel.
Técnico Francisco Diá.
O resultado e o desempenho da equipe, principalmente no primeiro tempo, foram comemorados pelo técnico Francisco Diá. - Acredito que fizemos um bom primeiro tempo, com jogadas rápidas, jogando pelos lados de campo e valorizando muito a posse de bola. Fizemos boas jogadas de triangulação e conseguimos o placar. No segundo tempo demos uma acomodada. Com a perda dos dois volantes, a equipe cedeu um pouco de espaço e no final tomamos um gol - declarou. O ABC entra agora na semana de estreia no estadual. Joga no domingo, às 15h30, no Frasqueirão, contra o Globo FC. A partida terá portões fechados. O treinador avaliou a pré-temporada como positiva. - Acredito que, num todo, a pré-temporada foi boa. Tivemos bons resultados, um bom resultado com o Náutico, outro contra a boa equipe do Botafogo, bem treinada, que tem uma base desde o ano passado, e a gente fica feliz. Agora é trabalhar a equipe para a estreia - comentou Diá.
Por GloboEsporte.com — Natal