25-05-2011 - AFI
Copa BR: Vasco da Gama e Coritiba vão atrás de título inédito!
.
Vasco da Gama e Coritiba vão decidir o título da Copa do Brasil de 2011, que vai dar ao campeão uma vaga para a Copa Libertadores de 2012. Ambos garantiram as suas presenças na final, nesta quarta-feira à noite, quando superaram, respectivamente, Avaí e Ceará. Os dois finalistas vão lutar por um título inédito.
Em Santa Catarina, o Vasco da Gama venceu o Avaí, por 2 a 0, chegando aos quatro pontos. No primeiro jogo, em São Januário, no Rio de Janeiro, houve empate por 1 a 1. No Paraná, o Coritiba venceu o Ceará, por 1 a 0, também chegando aos quatro pontos, porque tinha empatado sem gols em Fortaleza no confronto de ida.
Os dois jogos finais serão realizados nos dias 1.º e 8 de junho. Um sorteio, nesta quinta-feira à tarde, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, vai definir os mandos de campos. Nenhum finalista entra nesta fase em vantagem. Os critérios serão iguais as semifinais, tendo como desempate o saldo de gols e o gol fora de casa.
Título inédito
Nenhum dos dois times venceu a Copa do Brasil, disputada desde 1989. O primeiro campeão foi o Grêmio e o último o Santos, que em 2010 garantiu sua participação na Libertadores. Neste momento o time paulista é o único representante brasileiro com chances de chegar à final da competição.
O Vasco da Gama foi vice-campeão em 2007, quando perdeu o título para o rival Flamengo. A melhor posição do Coritiba tinha sido em 2009, quando chegou às semifinais e perdeu a vaga na decisão para o Internacional-RS, que depois perdeu o título para o Corinthians.
Vagas no sul!
No Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Vasco da Gama não se intimidou com a presença da torcida adversária e foi em busca dos seus gols. Praticamente garantiu a vitória no primeiro tempo, com gols do zagueiro Revson, contra, logo aos três minutos, e depois de Diego Souza, aos 34 minutos. Ele tocou com efeito sobre o goleiro Renan, após receber um passe perfeito de Alecsandro.
Em Curitiba, no Estádio Couto Pereira, a história foi diferente. O Ceará entrou em campo priorizando o sistema de marcação, numa autêntica retranca. Dessa forma, segurou o Coritiba no zero a zero no primeiro tempo. Mas no começo da etapa final, Anderson Aquino fez o gol do Coxa, logo aos quatro minutos.
Promessa de emoções
A decisão promete dois grandes jogos. O Vasco, sob o comando de Ricardo Gomes, se reestruturou após decepcionar no Campeonato Carioca. De outro lado, o Coritiba aparece como sensação da temporada, depois de quebrar o recorde nacional de vitórias consecutivas. Foram 24 vitórias, entre o Campeonato Paranaense, onde foi campeão, e a própria Copa do Brasil e uma série invicta de 29 jogos.
Curiosamente, antes do jogo desta noite, o Coritiba vinha de três jogos sem vitórias – duas derrotas e um empate. Tinha perdido uma vez para o Palmeiras, por 2 a 0, pelo jogo de volta das quartas-de-finais da Copa do Brasil e, outra, para o Atlético-GO, em Curitiba, por 1 a 0, na estréia do Campeonato Brasileiro, no último domingo. Entre estes dois jogos, empatou sem gols com o Ceará, em Fortaleza, pelas semifinais da Copa do Brasil.
.
Avaí 0 x 2 Vasco
O Trem Bala da Colina tem uma nova parada: a final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Vasco, que recebeu este apelido em alusão ao Bonde do Mengão sem freio do rival Flamengo, derrotou o Avaí, por 2 a 0, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pelo jogo de volta da semifinal e vai decidir a competição nacional.
O adversário da decisão será o Coritiba, que nesta quarta-feira, derrotou o Ceará, por 1 a 0. Os mandos de jogo serão sorteados nesta quinta-feira na CBF. O time cruzmaltino disputou a final da Copa do Brasil uma única vez, em 2007, mas acabou sendo derrotado pelo maior rival Flamengo.
.
Coritiba 1 x 0 Ceará
O Coritiba vai disputar a final da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. A vaga inédita veio nesta quarta-feira, após vencer o Ceará por 1 a 0, no estádio Couto Pereira, pelo jogo de volta das semifinais da competição que leva o ganhador para a Copa Santander Libertadores. A partida de ida terminou 0 a 0, portanto a vitória simples foi suficiente para colocar os paranaenses na decisão. O adversário será o Vasco, que bateu o Avaí por 2 a 0, em plena Ressacada.
A melhor campanha do Coritiba na Copa do Brasil antes da edição desta temporada fora nos anos de 1991, 2001 e 2009, quando terminou a competição na terceira colocação. O clube paranaense disputou a Copa Santander Libertadores duas vezes. Em 1986 foi o sétimo colocado, enquanto que em 2004 terminou na 20ª colocação.
Além disso, o Coritiba voltará a disputar uma final de competição organizada pela CBF após 26 anos. A última vez que o clube decidiu um título de âmbito nacional foi em 1985, quando conquistou o Campeonato Brasileiro depois de derrotar um surpreendente Bangu na decisão.
Clique aqui e veja FICHA TÉCNICA !