DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2014.
Após um velório bastante movimentado na Câmara Municipal de Campinas, com a presença de familiares, amigos pessoais, companheiros de trabalho e muitos fãs, o enterro foi feito de maneira bastante simples. Apesar da grande presença de imprensa, houve muito respeito e a cerimônia foi realizada em quase todo o tempo com silêncio.
O corpo de Luciano do Valle foi velado e enterrado com o uniforme de transmissões esportivas que utilizava na Band, emissora em que ele trabalhava. Durante o enterro, ele esteve durante todo o tempo acompanhado da viúva, Flávia do Valle, que demonstrava muita emoção.
HISTÓRIA NA TELEVISÃO
Luciano foi uma das maiores referências na locução esportiva nacional. Desde 1971, passou pela Rede Globo, pela Record e pela Bandeirantes, onde trabalhou por aproximadamente 30 anos. Em 2013, completou 50 anos de carreira. Seu último jogo foi a final do Campeonato Paulista, disputada entre Santos e Ituano.
No céu com a BAND: Valle começo e fim de carreira é enterrado com terno
da Band.
Um dos radialistas que testemunhou o início da carreira de Luciano do Vale é Jaercio Barbosa, hoje com 69 anos de idade, e atual Presidente da ABCD-Associação Brasiliense dos Cronistas Desportivos. Em 1963, Jaércio era radio-escuta do plantonista José Célio de Andrade - ainda vivo - que também acompanhou o início profissional de Luciano do Vale.
Conta que Luciano teve uma carreira vertiginosa, pois normalmente os profissionais começam no plantão esportivo, fazem reportagem de campo e depois seguem para a narração.Já Luciano do Vale foi direto para tornar-se narrador de futebol.
Terno da Band e bandeira do Brasil. Bandeira da Ponte foi vetada pelo atual esposa.
Nilson Zanchetta
Em 1963, era locutor de cabine, lendo comerciais na PRC-9 Rádio Educadora de Campinas, hoje Bandeirantes. Naquela oportunidade, a Educadora tinha três narradores: Lombardi Neto, José Sidney Bragantin e Pereira Neto - todos falecidos. Após ouvir uma gravação de Luciano, o diretor de Esportes Lombardi Neto e o coordenador Pereira Neto, resolveram dar oportunidade ao Luciano do Valle, pois consideraram sua gravação uma demonstração de talento e de grande futuro profissional.
JOGO EM PRUDENTELuciano foi escalado para narrar o jogo de Presidente Prudente entre Guarani e Prudentina. Foi tão bem na narração, que acabou entrando no rodízio de narração dos jogos dos times de Campinas Guarani e Ponte Preta.
No entanto, o sistema de rodízio acabou indicando Luciano do Vale para narrar um dérbi entre Ponte Preta e Guarani, e o diretor Lombardi Neto considerou muita responsabilidade que poderia "queimar" a trajetória profissional do garoto.
Foi um fato reconhecido por Luciano, que semana depois foi para a Rádio Brasil, também de Campinas, sendo contratado pela equipe de Sérgio José Salvucci.
LUCIANO DO VALE
TIME IMBATÍVEL EM CAMPO
Nos dias de folga, e claro, que o pessoal da Educadora também batia sua bolinha.Em 1965 este time abaixo era imbatível e tinha Luciano do Valle nela.
De pé da esquerda para a direita:
JOSÉ CERALDO ( técnico), JOSÉ CÉLIO DE ANDRADE (plantão), RAÚL MALDONET ( rádio escuta), BOB SÉRGIO ( comentarista), JOSÉ SIDNEY ( narrador), PEDRO AZEVEDO ( contato), DOUGLAS FERRARI ( EXCELENTE REPÓRTER DE CAMPO), ATILIO MAGANINI ( o rei dos esportes amadores)
Agachados da esquerda para a direita:
PEREIRA ESMERIZ (comentarista), JAERCIO BARBOSA ( repórter) LUCIANO DO VALLE ( NARRADOR) , PEREIRA NETTO ( Narrador e Coordenador), LOMBARDI NETTO( NARRADOR E CHEFE DA EQUIPE )
Slogan da Época:
A EDUCADORA NÃO ESPERA.... A EDUCADORA VAI LÁ....
Jaércio Barbosa - AFI