terça-feira, 8 de outubro de 2024

Futebol: Brasileirão é o 2º campeonato mais imprevisível do mundo; veja lista

Terça-feira, 08 de outubro de 2024.

Levantamento comparou poderio financeiro das equipes com posição na tabela de classificação.

Botafogo pode ser campeão brasileiro de novo depois de 29 anos - Foto:
Vitor Silva/Divulgação/Botafogo

Por Da redação – Placar 08 de out, 2024, 13:17

Brasileirão não cansa de dar exemplos da sua imprevisibilidade. A nove rodadas do fim desta edição, as brigas por título e vagas para competições continentais e contra o rebaixamento ainda estão em aberto. Ainda assim, um levantamento apontou o campeonato nacional como o segundo mais imprevisível do mundo.

Segundo metodologia do site Bolavip, comparando o poderio financeiro das equipes (mensurado pelo valor de mercado de seus elencos) com a posição na tabela de classificação de dez grandes ligas, o Brasil aparece na segunda colocação.

Foram analisados o poderio financeiro e os resultados esportivos nas cinco últimas edições das ligas nacionais, entre 2020 e 2024. Quanto maior a diferença entre o ranking do poderio financeiro dos clubes e a classificação final numa determinada liga, mais imprevisível ela é. Para cada posição discrepante de uma equipe na tabela de poderio financeiro e na tabela de classificação, a liga ganhou um ponto.

O ranking de imprevisibilidade

Apenas o Campeonato Argentino é mais imprevisível do que o Brasileirão, entre as ligas analisadas no levantamento. Trata-se da competição em que a diferença de poderio econômico entre as equipes é menor percebida nos resultados dentro de campo. Este ano, depois de 17 rodadas, três das cinco equipes mais bem classificadas (Huracán, Instituto e Unión), no ranking de poderio econômico, estão abaixo das 15 mais ricas.

Já o Campeonato Italiano despontou como o mais previsível. Para se ter uma ideia, entre as equipes que terminaram a edição 2023-2024 entre as cinco melhores (Internazionale, Milan, Juventus, Atalanta e Bologna), apenas o Bologna não estava entre as cinco mais ricas – era a sexta.

Confira o ranking de imprevisibilidade:

1 – Argentina – 652 pontos
2 – Brasil – 414 pontos
3 – México – 312 pontos
4 – Portugal – 303 pontos
5 – Turquia – 281 pontos
6 – Inglaterra – 268 pontos
7 – Espanha – 267 pontos
8 – França – 263 pontos
9 – Alemanha – 247 pontos
10 – Itália – 209 pontos.

Imprevisibilidade nas primeiras colocações

Além da imprevisibilidade na tabela inteira, há também a briga específica pelas primeiras colocações. Nesse recorte, a dinâmica muda e algumas competições consideradas mais equilibradas se revelam bem exclusivas quando o assunto é o sonho do título.

Na Inglaterra, por exemplo, apesar da maior imprevisibilidade da Premier League como um todo quando comparada às ligas de Espanha, França, Itália e Alemanha, quando o assunto é a imprevisibilidade no topo, ela se torna uma das mais previsíveis de todas.

Entre 2020 e 2024, foram apenas nove times diferentes ocupando as cinco primeiras colocações nas últimas cinco temporadas (Manchester City, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Aston Villa, Newcastle e Leicester City). Apenas Aston Villa, Newcastle e Leicester conseguiram terminar no top 5 da Premier League sem terem ao menos o sexto maior poderio econômico na competição.

A título de comparação, na Argentina, são 14 equipes diferentes nas cinco primeiras colocações no mesmo período de tempo.

Confira as ligas mais imprevisíveis:

1 – Argentina – 134 pontos
2 – Brasil – 86 pontos
3 – México – 71 pontos
4 – Turquia – 49 pontos
5 – França – 48 pontos
6 – Alemanha – 36 pontos
7 – Portugal – 36 pontos
8 – Itália – 33 pontos
9 – Inglaterra – 24 pontos
10 – Espanha – 21 pontos

Eliminatórias: Com desfalques, Dorival muda meio-campo e testa Igor Jesus.

Terça-feira, 08 de outubro de 2024.

Dorival promoveu mudanças para encarar Chile (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Com seguidas baixas de última hora na Seleção Brasileira, Dorival Júnior promoveu mudanças no meio-campo e no ataque da equipe nesta terça-feira, no primeiro treino com o grupo completo no centro de treinamento do Palmeiras, em São Paulo. O técnico prepara o time para os jogos contra Chile e Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.

A atividade desta terça contou com os reforços de Beraldo, Marquinhos, Abner e Raphinha, que entraram em campo no domingo pelos seus clubes na Europa. Na segunda, no primeiro treino desta Data Fifa, Dorival contou com 19 jogadores numa primeira atividade em campo, mais leve e sem esboçar a equipe. 

Dorival modificou peças!

A formação titular para os dois próximos jogos começou a ser definida nesta terça. E a maior mudança aconteceu no meio-campo, com a ausência de Bruno Guimarães, titular em nove dos 10 jogos de Dorival no comando da equipe nacional. Desta vez, o meio-campista ficou no banco de reservas numa remodelação do setor.

O treinador recuou Lucas Paquetá para atuar como volante, formando dupla com André. Rodrygo, assim, assume sozinho a armação da equipe, servindo Savinho, Raphinha e o surpreendente Igor Jesus, testado entre os titulares logo em sua primeira convocação na seleção.

Se a formação for confirmada para a partida de quinta-feira, o jogador do Botafogo será o substituto de Vinícius Júnior, que foi cortado da equipe de última hora por problemas físicos. Na defesa, o treinador está em dúvida entre Abner, outro estreante, e Alex Telles. Nesta terça, o primeiro levou a melhor. No gol, Ederson assume naturalmente a vaga de titular na ausência de Alisson, outro jogador vetado nos últimos dias por lesão.

Quem joga!

Assim, a provável escalação da seleção pode ter Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Alex Telles); André, Lucas Paquetá, Rodrygo; Savinho, Raphinha e Igor Jesus.

A atividade, realizada no centro de treinamento do Palmeiras, base da seleção nesta Data Fifa, contou com três jovens do time sub-20 do clube paulista: o zagueiro Robson, o meio-campista Allan e o atacante Riquelme Fillipe.

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, apareceu à beira do campo para acompanhar o treinamento. Ela estava ao lado do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e de Yuri Romão, presidente do Sport e chefe da delegação nesta Data Fifa.

O Brasil volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Chile em Santiago. A segunda partida será contra o Peru, no dia 15 (próxima terça-feira), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os rivais desta Data Fifa são os dois piores times na tabela da Eliminatórias. Fonte: AFI

Campeonato Potiguar Segunda Divisão: terceira rodada começa nesta terça-feira, 08/10.

Terça-feira, 08 de outubro de 2024.

O departamento técnico da FNF emitiu a tabela detalhada da terceira, quarta e quinta rodadas do Campeonato Potiguar Segunda Divisão. 

Em virtude do pleito eleitoral no domingo (6), a terceira rodada acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, portanto, hoje e amanhã. A quarta e a quinta rodadas permanecem nos dias previstos, 12 e 13; e 19 e 20 de outubro com jogos às 15h00.

Confira os jogos da terceira rodada:

08/10/2024 – Terça-feira

15h00 - UNIVAP 4x0 PARNAMIRIM

Gols:  Henrique Nunes (3) e Kennedy.

Local: Estádio Antônio Lopes Filho, em Apodi.

09/10 – Quarta-feira

15h00 – ALECRIM x LAGUNA

Local: Barretão, em Ceará-Mirim

20h00 - QFC x RIO GRANDE

Local: Estádio Pascoal de Lima, no Bairro Cidade da Esperança, em Natal.

Por Escrete de Ouro.