Quarta-feira, 12 de julho de 2023.
Com equipe mista e atuando num estádio varzeano, com uma arbitragem pavorosa, o Botafogo derrotou o Patronato – da segunda divisão argentina – por 2 a 0 nesta quarta-feira (12), em Paraná, cidade da Argentina, e construiu uma excelente vantagem para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana e enfrentar o Guaraní do Paraguai.
O Glorioso pode até perder por um gol na partida de volta, quarta-feira que vem, no Nilton Santos para se classificar. A partida realizada sob chuva e frio no Estádio Presbítero Grella contou com a presença ilustre de John Textor, que viu o segundo tempo no meio da torcida alvinegra, e também registrou a estreia de Diego Hernández com a camisa alvinegra.
Carlos Alberto marca o 1º gol do Botafogo. Foto: Vitor Silva / Botafogo |
O jogo
Debaixo de chuva e frio, num estádio varzeano com um gramado horrível e encharcado, o Botafogo foi claramente superior ao Patronato no primeiro tempo, mas não conseguiu construir grandes chances e ainda tinha a péssima arbitragem do boliviano Gery Vargas jogando contra.
Aos 33 minutos, Di Placido levou uma cotovelada de Valdez Chamorro, saiu sangrando muito, mas o juiz deu apenas cartão amarelo. O VAR nem chamou. Seis minutos depois, Carlos Alberto foi puxado por Ghirardello dentro da área na hora de finalizar e o árbitro não deu nada – mais uma vez, o VAR fingiu que não viu. Incrível.
Com tudo contra, o Botafogo acabou quase levando um gol no fim da etapa inicial. Aos 42 minutos, Esquivel fez boa jogada pelo meio, invadiu a área e chutou, e Lucas Perri fez uma defesaça. No rebote, Philipe Sampaio fez o bloqueio e evitou que o placar fosse alterado.
No segundo tempo, prevaleceu a qualidade do Botafogo, mesmo sem diversos titulares e com a péssima arbitragem. Aos seis minutos, Janderson ganhou na raspada, Carlos Alberto invadiu a área e tocou por cima do goleiro Salvá, abrindo o placar. Nessa hora o VAR apareceu para traçar as linhas, sem sentido nenhum, já que Janderson estava metros atrás.
O Botafogo seguiu superior e conseguiu o segundo gol aos 20 minutos. Lucas Perri fez uma linda reposição de bola, o estreante Diego Hernández esperou Di Placido passar e o lateral argentino cruzou na medida para Janderson, no segundo pau, de cabeça fazer 2 a 0.
O Patronato chegou a comemorar, depois que Esquivel balançou as redes após cruzamento desviado do lado direito, mas o VAR anulou o gol, apontando impedimento. E assim ficou o Botafogo, com uma ótima vantagem para a partida de volta no tapetinho do Niltão.
Ficha Técnica da partida:PATRONADO 0x2 BOTAFOGO/RJ
Estádio: Presbítero Bartolomé Grella
Árbitro: Gery
Vargas (BOL)
Assistentes: José
Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Andrés
Cunha (URU)
Cartões
amarelos: Ojeda,
Valdez Chamorro, Domingo e Rodolfo de Paoli (PAT); Diego Hernández
(BOT)
Gols,
todos
no 2º tempo: Carlos
Alberto, aos
6 minutos
e Janderson, aos
20.
O Mistão do BOTAFOGO atuou com Lucas Perri; Di Placido (JP Galvão 29’/2ºT), Philipe Sampaio, Victor Cuesta (Luis Segovia – Intervalo) e Marçal (Hugo – Intervalo); Danilo Barbosa, Breno e Eduardo (Gustavo Sauer – Intervalo); Carlos Alberto (Diego Hernández 10’/2ºT), Janderson e Júnior Santos – Técnico: Cláudio Caçapa.
Próximos jogos do Botafogo!
Botafogo e Patronato voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (19), às 19h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e quem passar enfrenta o Guaraní do Paraguai nas oitavas de final. Antes, no entanto, o Glorioso recebe o Red Bull Bragantino no sábado (15), às 21h00, no Niltão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fonte: https://www.fogaonet.com/