sexta-feira, 1 de novembro de 2024

ATENÇÃO!!! ESTÁ CHEGANDO A HORA DA NOITE MAIOR DO ESPORTE CURRAIS-NOVENSE!!

Sexta-feira, 1º de novembro de 2024.

Solenidade de entrega de Certificados e comendas dos Destaques do Esporte Curraisnovense 2024, acontecerá no dia 28 de novembro do corrente ano.
A na última quarta-feira, dia 30/10, o Blog Terradaxelita começou anunciar nomes destaques 2024; alguns outros que serão homenageados por bons serviços prestados ao Esporte Currais-novense. 
A solenidade acontecerá mais uma vez na Câmara Municipal de Currais Novos, às 19h30.
Destaques por bons serviços prestados ao esporte Currais-novense. 
 
OS PRIMEIROS DESTAQUES DO ANO NO ESPORTE CURRAIS-NOVENSE
 
José Augusto Nobre de Medeiros -  O José Augusto chegou para trabalhar na mina Brejuí como Engenheiro Químico em 1985. Em 1986 foi professor no Colégio Comercial, hoje PHG, na matéria de Química.. Em 1987 foi trabalhar na Mina  Xapetuba, Mina de Ouro, onde ficou até  1991.
Em Natal havia jogado em vários clubes amadores, e no infanto juvenil do ABC, e depois juvenil do Baraúnas, campeonato estadual. Em Currais Novos jogou por várioas anos e com destaque nas equipes do Brejuí, onde disputou o Matutão em 1985, sendo campeões da chave do Seridó. Logo após foi contratado como o grande nome do Cruzeiro do Catimba, conquistando vários títulos no futebol Currais-novense e região. O José Augusto também foi um grande  parceiro e incentivador  para garotos atletas e estudantes na época, como também uma grande referência como pessoa e respeitados por todos os amigos na Terra da Xelita.

Francisco Félix Neto (Catimba) - Foi ex-atleta de futebol profissional e amador. Foi o diretor presidente e atleta do Cruzeiro de Currais Novos, maior vencedor do campeonato local.   
 
Professor Arimateia -  Professor por vários anos no EJM, além de militar e grande desportista.
 
Maria do Socorro (Socorro do Handebol) - Atleta e professora de Handebol por vários anos em Currais Novos. 
 
 
Academias Destaques 2024

Nova Store Fitness e G3 Fit

Atletismo

O atleta Arthur Simplício ( Camilo Toscano) - O mesmo conquistou o primeiro lugar no Salto em Altura no Jerns etapa Natal. Nesse fds ele será o único representante de Currais Novos na Taça Brasil Loterias Caixa Sub 16 que será realizado em João Pessoa/PB de 01 a 03/11.
O atleta de 14 anos com apenas 6 meses se dedicando ao Salto em Altura já tem bastante títulos.
○ Ouro Juverns 2024
○ Ouro Estadual Loterias Caixa Sub 16 2024
○ Bronze Norte Nordeste Loterias Caixa Sub 16 2024
○ Ouro Jomec 2024
○ Primeiro Lugar JERNS 2024
O Atleta tem como sua melhor marca 1,70m, é treinado pela professora Lúcia. 

Maciel Miranda da Silva  - O Maciel é o grande nome do atletismo Currais-novense no momento com várias conquistas em corridas de ruas por vários estados do Brasil. O mesmo é natural de Currais Novos, e já conquistou vários títulos e ótimas classificações em corridas no Brasil e fora do mesmo.
Ana Catarina - A Ana também entra nos nomes como melhores na atualidade em Currais Novos e em todo Brasil. A mesma segue os passos do Maciel com conquistas em corridas de rua por todo Brasil. 

Árbitros destaques

Futebol Society - Marcos Maciel de França Freire (Marquinhos) - O Marquinhos do Povoado Totoró, mas residente em Currais Novos, é um dos novos destaques na arbitragem Currais-novense, principalmente no Futebol Society. Um jovem talento e de muito futuro na arbitragem.

Futsal - João Evangelista (Nino) - O João Evangelista é um dos mais experientes de todos, este ano demonstrou firmeza e bastante conhecimento nas regras do jogo e foi escolhido para trabalhar em várias finais e competições no interior do RN. O João Evangelista também fez boas arbitragens no Futsal e Society.
 
Futebol de Campo - Pedro Arthur de França   O Pedrinho foi o grande destaque na arbitragem de campo deste ano em Currais Novos. O mesmo também teve boas participações como árbitro ou auxiliar no futsal e futebol Society em várias competições em Currais Novos e região.
 
Futebol
Leonardo Mayco dos Santos Filho (Leozynho) - O jovem talento do bairro Silvio Bezerra foi bastante destaque neste ano jogando por estados como Brasília, Minas Gerais e aqui no RN. O Leuzynho é atleta do Capital-DF e está no momento emprestado ao Laguna-RN.

Lucas Matheus (Gatorama) - O Lucas já vem se destacando desde 2023 vestindo a camisa tricolor do Leão Seridoense . Este ano ele foi um dos destaques no início do Campeonato Potiguar vestindo de novo a camisa tricolor Seridoense. 

Futsal Feminino
 
Querem Saama Teixeira da Costa - Querem(Fixa do  Independente) - A querem foi a grande destaque da equipe do Independente neste ano, com boas participações e  demonstrando conhecer bem sua posição dentro de quadra.
 
Maria Eduarda Dantas da Silva - Duda ( Fixa/ala do Currais Futsal Clube) - A  Duda foi bastante destaque em competições em Currais Novos e região, uma atleta com diferencial na modalidade. Bi-Campeã da Copa CEC pelo CNFC (2022 e 2024); Campeã do Circuito de Futsal de Jaçanã/RN como atleta convidada pelo Barcelona de São Vicente.

Lenilda Cordeiro dos Santos - (Goleira do Seridó Futsal Clube)  - A atleta é Currais-novense e residente em Cerro Corá, foi  uma das  destaques na Copa CEC 2024 e também na região do Seridó, como também na Serra de Santana.
 
Handebol
 
Gabriela Glenda (Tristão de Barros) - A atleta  Glenda é tetracampeã nos Jerns Currais Novos/ Tetracampeão Jomec/ bicampeão Juverns na regional Currais Novos/ Vice-campeã do Juverns Natal e teve participações nos campeonatos Brasileiro 2023 e 2024, além do Brasileiro 2024 vestindo a camisa da Seleção do RN.
 
Eduardo Victor  (Tristão de Barros) - O atleta  Eduardo foi destaque neste ano pela categoria infantil e com grande potencialidade para crescimento ainda mais na modalidade de Handebol.  O mesmo participou dos treinamentos da  Seleção do RN dos 15 a 17 anos.

Escola Destaque no Esporte 2024

Colégio Unica Master - O colégio Unica/Master conquistou neste ano de 2024 os títulos de Campeão Geral do JERNS  e JOMEC na cidade de Currais Novos. 

Badminton

Vinícius Medeiros (Unica Master) ´- O atleta Vinícius conquistou os títulos do Estadual de Badminton na categoria mista e masculino e vice-campeão no masculino individual.
 
Gabriela Felipe ( CCT) - A aluna Gabriela foi o grande destaque do feminino participando dos Jenrs e otras competições no RN.
 
Obs.: Este ano teremos em alguns nomes a escolha por votação no blog Terra da Xelita.

Em breve mais nomes!

Fonte: CesárioJúnior (Garrincha) - Blog Terradaxelita.

Botafogo pode repetir feitos do Santos de Pelé e do Flamengo de Jorge Jesus!

Sexta-feira, 1º de novembro de 2024.

Jogadores do Botafogo comemoram classificação inédita na Libertadores - Vítor Silva/Divulgação/Botafogo

Líder do Brasileirão na 31ª rodada e finalista da Copa Libertadores, o Botafogo pode encerrar o ano com dois títulos gigantescos. Caso conquiste os dois troféus, o Fogão conseguirá repetir os feitos de dois clubes que marcaram época: o Santos, de Pelé, nos anos 1960, e o Flamengo, de Jorge Jesus, de 2019, que ganharam a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano.

Em 1962, o Santos foi campeão da Libertadores em cima do Peñarol-URU, no dia 30 de agosto. Na mesma temporada, conquistou ainda o Mundial Interclubes, quando venceu o Benfica-POR no dia 11 de outubro. Em dezembro daquele ano, no dia 5, ganhou o Paulistão por pontos corridos por antecipação. Já em abril do ano seguinte ganhou a Taça Brasil em cima do Botafogo.

Já em 1963, o Peixe conquistou a Libertadores no dia 11 de setembro, em cima do Boca Juniors-ARG e, quase um mês depois, no dia 16 de novembro, foi bicampeão Mundial, vencendo o Milan-ITA, no Maracanã. Ainda na temporada de 1963, o Santos conquistou o Torneio Rio-São Paulo, no primeiro semestre, em março, e foi tricampeão da Taça Brasil, em cima do Bahia, mas em janeiro de 1964.

Em 2019, o Flamengo foi campeão carioca no primeiro semestre, ainda com o técnico Abel Braga. Depois, com o técnico Jorge Jesus, conquistou a Copa Libertadores, em Lima, no Peru, em cima do River Plate-ARG, no dia 23 de novembro. Curiosamente, no dia seguinte, foi campeão Brasileirão sem entrar em campo, na 34ª rodada, após um tropeço do Palmeiras.

Agora, o Botafogo tem a chance de ganhar a Copa Libertadores no dia 30 de novembro, na final contra o Atlético-MG, que será disputada em Buenos Aires. Até lá, terá disputado o Brasileirão até a 35ª rodada, podendo já chegar campeão nacional. Ou, poderá confirmar o título da Série A nas rodadas restantes.

Se vencer os dois campeonatos, o Botafogo poderá também repetir a sua melhor temporada da história, quando conquistou pela primeira e única vez. Em 1968, o Fogão foi campeão carioca, no dia 9 de junho, quando goleou o Vasco por 4 x 0 na última rodada, diante 141.689 torcedores no Maracanã. Pela mesma temporada, mas no dia 4 de outubro do 1969, o Bota foi campeão da Taça Brasil ao derrotar o Fortaleza na final – 4 x 0 também no último jogo.

O ano de 1968 foi marcado também para o Botafogo por outras três conquistas. A primeira delas, a Taça Guanabara, no Campeonato Carioca. Já as outras foram fora do país, em torneios internacionais. Em fevereiro, na cidade do México, ganhou o Torneio Hexagonal, que contou com a participação do Estrela Vermelha (da então Iugoslávia), do Ferencváros (Hungria), do Toluca (México) e das seleções dos estados de Guadalajara e da Cidade do México. Em agosto, o Botafogo ganhou ainda o Triangular de Caracas (Venezuela), após vencer a Seleção Argentina por 1 x 0 e o Benfica-POR por 2 x 0 na decisão.

Campeão brasileiro pela última vez em 1995, o Botafogo pode conquistar o título nacional da era dos pontos corridos pela primeira vez e encerrar um jejum que já dura 29 anos. De quebra, poderá acabar com um período de seis anos sem títulos na primeira divisão — o último foi o Carioca de 2018. Na Série B, o Botafogo foi campeão em 2021, ano de seu último oficial. Fonte: https://placar.com.br

Racing-ARG 2 x 1 Corinthians - Timão leva virada em 3 minutos e cai na Semifinal da Sul-Americana!

Sexta-feira, 1º de novembro de 2024.

Martínez tocou a mão na bola no lance do pênalti contra o Corinthians - Juan Ignacio Roncoroni/EFE

Novamente na fase de semifinais, o Corinthians se despede da Copa Sul-Americana. Depois de empatar em Itaquera por 2 a 2, o time paulsita até saiu na frente com gol de Yuri Alberto, mas acabou sofrendo a virada por 2 a 1 para o Racing da argentina, nesta quinta-feira, no estádio El Cilindro, em Buenos Aires. O resultado tira o Corinthians da Copa do Brasil de 2025, onde o título do torneio continental era a última chance de classificação para competição mais rentável do Brasil.

Agora o Corinthians foca totalmente no Campeonato Brasileiro. O time paulsita volta a campo na segunda-feira, no dérbi paulista contra o Palmeiras, às 20h, na Neo Química Arena, pela 32ª rodada. O Racing fará a final contra o Cruzeiro, no dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai.  

VIRADA.

O Corinthians começou a partida dominando. Memphis cruzou rasteiro e a zaga do Racing cortou na hora certa antes de Yuri Alberto finalizar. Logo depois, a dupla de ataque corinthiana funcionou. Yuri fez bela jogada individual, tabelou com Depay, que devolveu com um belo passe de calcanhar para o camisa nove bater, mesmo que sem ângulo, e abrir o placar, aos seis minutos.

Os argentinos sentiram o golpe. Depay deu belo passe para Garro, mas o meia desperdiçou a chance de ampliar o marcador. Aos poucos, os donos da casa foram equilibrando o duelo. Salas cruzou e Martinez deu o carrinho, porém a bola bateu no braço do volante e o pênalti foi marcador. Quintero bateu forte para deixar tudo igual, aos 36 do primeiro tempo. Desta vez foi  o time paulista que sentiu o golpe. Dois minutos depois, Quintero saiu na cara de Hugo Souza e virou o placar para os argentinos. 

COZINHOU E LEVOU.

A segunda etapa começou mais cadenciada. O Corinthians tinha dificuldade de sair jogando com a forte marcação no meio de campo. Do outro lado, o Racing apostava no contra-ataque para matar o jogo. Quintero deu belo passe para Salas, que bateu de primeira assustando Hugo Sousa. Sem conseguir jogar, Ramon mexeu na equipe, a fim de ter o controle do jogo. Após bela troca de passes, Bidon recebeu na área, mas mandou por cima do gol.

Com o passar do tempo, o Racing se fechou na defesa e prendia a bola como podia no ataque. Sem repertório e sentindo o desgaste físico, o Corinthians não conseguia furar a retranca adversária. Abusando de cruzamento na área, sem direção, que caíam nas mãos do goleiro, que aproveitava para gastar tempo. Na reta final, o time paulista até tentou fazer a última pressão, mas sem sucesso e acabou eliminado na Copa Sul-Americana.  

A partida foi realizada no Estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina, às 21h30, horário de Brasília. Os três gols do confronto foram marcados no primeiro tempo. O Corinthians vez 1x0, aos 6 minutos, através do Yuri Alberto; Quintero, de pênalti, empatou aos 35 e desempatou aos 38. Final: Racing 2x1 Corinthians. Fonte: AFI