Sábado, 19 de outubro de 2024.
Com gols nos acréscimos, Botafogo
empata com Criciúma e frustra o Maracanã lotado pela 30ª rodada do Brasileirão.
A esperada noite de festa no Maracanã teve requintes de sofrimento para a torcida do Botafogo. Ela soltou o grito de gol somente nos acréscimos, aos 46 minutos do segundo tempo, com o artilheiro Tiquinho Soares, mas se frustrou dois minutos depois com o empate do Criciúma, marcado de cabeça por Felipe Vizeu. Por fim, o empate por 1 a 1 decepcionou os torcedores que lotaram o Maracanã, nesta sexta-feira, pela 30.ª rodada do Brasileirão.
Mesmo com o inesperado resultado, o time carioca segue sozinho na liderança e não pode ser ultrapassado nesta rodada. O Botafogo agora tem 61 pontos, quatro na frente do vice-líder Palmeiras (57) que, neste domingo, vai enfrentar o Juventude, em Caxias do Sul (RS). Se o time paulista vencer, pode encostar de novo, com 60.
Invicto há seis rodadas como mandante, o líder não atuou no estádio Nilton Santos porque neste fim de semana acontece o show do cantor pop Bruno Mars. Como um coadjuvante ingrato, o Criciúma teve méritos ao se defender com eficiência e comemorou o ponto conquistado longe de sua torcida.
PRIMEIRO TEMPO
Jogando como mandante no estádio do Maracanã e empurrado por mais de 55 mil torcedores, o Botafogo fez uma verdadeira blitz na área adversária nos primeiros 15 minutos e sufocou o Criciúma na defesa. Tanto que a primeira chance clara de gol saiu logo aos quatro minutos, quando Alex Telles cruzou e Igor Jesus cabeceou com perigo, mas mandou para fora.
A resposta do Criciúma veio em um contra-ataque rápido. Aos 23, depois de um lançamento de Ronald, Fellipe Mateus recebeu na entrada da área e mesmo sem ângulo, chutou firme, mas acabou mandando por cima do gol de John. Já aos 32, foi a vez de Alexander Barboza quase abrir o placar para o Botafogo em um chute da intermediária que passou perto do gol de Gustavo. Mesmo assim, o primeiro tempo terminou zerado.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Botafogo foi para cima em busca do desempate e fez pressão desde o primeiro lance do segundo tempo. Luiz Hehrique fez bela jogada pela direita e encontrou Vitinho, na entrada da pequena área, que finalizou de primeira e levou muito perigo ao gol de Gustavo. Aos 14, foi a vez do camisa 7 parar em um milegre do goleiro adversário, depois de pegar uma sobra de um chute de Almada.
O Criciúma, que seguia de defendendo como podia, também conseguiu levar perigo. Depois de boa trama, Ronald recebeu na entrada da área e chutou forte, mas John se esticou inteiro para fazer a defesa e mandar para escanteio. Mas, as principais emoções do jogo ficaram reservadas para os acréscimos.
Aos 46 minutos, depois de muito insistir, o Botafogo conseguiu tirar o zero do placar. Cuiabano cruzou, Igor Jesus dividiu com o zagueiro no alto e a bola sobrou para Tiquinho Soares empurrar para o gol. Porém, dois minutos depois, aos 48, o Criciúma deixou tudo igual e fechou o duelo em 1 a 1. Bolasie recebeu livre e cruzou na medida para Felipe Vizeu completar de cabeça.
Já no último lance, aos 57 minutos, o time mandante chegou a pular na frente do placar com Alexander Barboza pegando uma sobra de um escanteio e mandando para o gol. Mas, a bola pegou no seu braço e o VAR invalidou o lance.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 1 CRICIÚMA
Estádio: Maracanã
Data-Hora: 18/10/2024 – 20h
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Gilberto Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Renda e público: R$ 3.261.898,00 / 57.587 pagantes / 64.727 presentes
Cartões amarelos: Allano e Felipe Vizeu (CRI)
Cartões vermelhos: –
Gols: Tiquinho Soares 45’/2ºT (1-0) e Felipe Vizeu 48’/2ºT (1-1)
Equipes:
BOTAFOGO: John; Vitinho (Carlos
Alberto 38’/2ºT), Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano
26’/2ºT); Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê 33’/2ºT) e Thiago Almada (Tiquinho
Soares 33’/2ºT); Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino (Eduardo 26’/2ºT) –
Técnico: Artur Jorge.
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho
(Jonathan 39’/2ºT), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Trauco; Meritão (Barreto
26’/2ºT), Ronald, Fellipe Mateus (Wallison Maia 39’/2ºT) e Marcelo Hermes;
Allano (Felipe Vizeu 30’/2ºT) e Arthur Caíke (Bolasie 26’/2ºT) – Técnico: Cláudio
Tencati.