Sábado, 02 de dezembro de 2023.
Favorito entre os cinco candidatos ao título do Brasileirão, o Palmeiras vai para a 37ª rodada neste domingo (03), às 16h, receber o Fluminense no Allianz Parque, em São Paulo, enfrentando o atual campeão da Libertadores, que apesar de já ter encerrado suas disputas por título neste ano, ainda segue jogando com seriedade e atrapalhando os planos dos adversários.
O Verdão é o único com 66 pontos e está no topo da tabela, a três tentos de distância dos três principais concorrentes: Botafogo, Atlético-MG e Flamengo. O Grêmio aparece em seguida, com 62, e fecha a lista de clubes ainda com chance de título.
Já o Fluminense, que passou por um momento de lua-de-mel na reta final de temporada, após a conquista da Glória Eterna, soma 56 tentos, na sétima colocação, e aproveita os confrontos no Brasileirão apenas como preparativo para o Mundial de Clubes, nos próximos dias.
PALMEIRAS
O Palmeiras atravessou o ano mais inconsistente sob o comando de Abel Ferreira, e ainda assim abre dezembro sendo o favorito ao título brasileiro. O gás da reta final foi o diferencial para despontar, já que depois de quatro derrotas consecutivas, conseguiu embalar sete vitórias nos nove jogos recentes, com apenas uma derrota para o Flamengo e empate com o Fortaleza.
Se vencer o Fluminense, o Verdão automaticamente tira o Grêmio da concorrência, já que o Imortal não pode alcançar 69. Enquanto isso, Fogão, Fla e Galo podem deixar a disputa do título caso não vençam, ainda pensando no resultado positivo conquistado no Allianz Parque. Caso todos eles percam, até mesmo o empate em São Paulo pode garantir o Palmeiras como dodecacampeão (12 títulos).
Vindo de um confronto cheio de desfalques, e que ainda sim venceu o América-MG por 4 a 0, o Verdão não terá Rony, que sofreu lesão no braço direito e teve que passar por cirurgia. Gustavo Gómez retorna de suspensão, assim como Mayke, e irão reassumir a titularidade.
Com o reforço no setor defensivo, Abel Ferreira pode optar em retornar ao esquema 3-5-2, que costumeiramente vem preferindo ao 4-3-3, que foi forçado a utilizar pelas poucas opções lá atrás. Com isso, teria a dupla reintegrada ao lado de Piquerez, Marcos Rocha e Murilo, enquanto o restante do time titular pode se repetir.
FLUMINENSE
Sem risco de rebaixamento e sem muitas ambições no Brasileirão, o Fluminense usa das últimas rodadas para manter o ritmo de jogo dos principais atletas, mas também preservando qualquer chance de contusão. Mesmo assim, a sequência é de cinco jogos sem perder, com três vitórias recentes.
Para visitar o Palmeiras, a tendência é que o Flu por obrigação tenha que pisar no freio. Guga terá que cumprir suspensão, enquanto o titular na ala direita, Samuel Xavier, está lesionado e corre risco inclusive de perder o mundial. Por precaução, Marcelo pode ser poupado mais uma vez, depois de sequer ter viajado para enfrentar o Santos.
Com sintomas gripais, Felipe Melo também não deve ir a jogo, assim como Marlon, em transição física, e Ganso, que jogou cerca de 70 minutos na última partida. Fonte: FI