25/03/2007 -
ABC SUPERA O SANTA NA ESTRÉIA DE FERDINANDO TEIXEIRANa estréia de Ferdinando Teixeira e de Marquinhos, o ABC ainda mostrou algumas deficiências, mas conseguiu superar o Santa Cruz em pleno o estádio Iberezão, na cidade de Santa Cruz, pelo placar de 2 a 1, fechando a fase de classificação com uma vitória e consolidando a segunda colocação no campeonato com 20 pontos conquistados.
Os gols do alvinegro foram marcados por Bebeto e Wallyson, enquanto Didi descontou para os tricolores do Inharé.
Com este resultado, o Mais Querido terá pela frente na próxima fase o Coríntians de Caicó, enquanto o Santa Cruz deu adeus ao estadual.
O Santa Cruz começou o jogo dando pistas de que dominaria as ações. Logo no começo, o atacante Didi desferiu um potente chute, que explodiu no peito de França. Depois daí, o ABC tomou conta do jogo e dominou as ações.
Explorando bem o lado direito, ora com Wallyson e ora com Nildo, que caíam bem por aquele setor, o time alvinegro pecava no passe final.
Para complicar a situação do Santa Cruz, o lateral esquerdo Alexandre acabou expulso, aos 27 minutos, após cometer falta em Nildo. Com um a mais em campo, o ABC pressionou, avançou o meio-campo mas continuou falhando no passe final.
Desta forma, o Santa Cruz, num rápido contra golpe, obrigou o goleiro França a sair da área e cometer falta, o que lhe rendeu um cartão amarelo. Na cobrança, Joelan isolou.
O ABC só veio fazer valer o seu homem a mais a partir dos cinco minutos finais. Ferdinando sacou Peu e colocou em campo Joassis. O time cresceu e por pouco não abriu o placar por duas vezes, a primeira com Adelino de cabeça aos 44 e depois com Nildo, aos 46, que após boa jogada individual obrigou o goleiro Adriano a fazer boa defesa, evitando a abertura do placar.
No segundo tempo, o ABC voltou mais ligado e partiu para cima do Santa Cruz, encurralando o time interiorano no seu campo de defesa. Povoando o campo de ataque, o ABC dominava as ações, mas pecava pela falta de criatividade.
Para piorar a situação, o árbitro Charles Eliont deixou de dar um pênalti claro em cima de Wallysson aos dez minutos. Para sorte de Eliont, o ABC chegou ao seu gol aos 17, quando Bebeto, que havia entrado no lugar de Lao, recebeu livre na áera e fuzilou Adriano, abrindo o marcador.
Um minuto depois, Adelino, livre na área, bateu fraco para defesa do arqueiro do Santa Cruz. O gol perdido não ficou sem castigo. Dois minutos depois, o atacante Didi recebeu toque na áera alvinegra, dominou com categoria e bateu no ângulo de França, empatando o jogo.
Precisando da vitória para conseguir a classificação, o gol marcado empolgou o Santa, que veio com tudo para cima do ABC. Com um a menos, o time de Diá veio para o tudo ou nada. Desordenadamente e na base da superação, partiu para cima e ficou exposto aos contragolpes. Por duas vezes o ABC teve a chance de marcar, Com Adelino e Nêgo. Até que aos 42 o atacante Bebeto deixou Wallyson na cara do gol, o garoto mostrou tranquilidade e bateu com categoria na saída de Adriano, decretando o 2 a 1 para o ABC. Nildo o meio campista foi substituído aos 23 minutos por Válbson e não gostou nada da alteração.
Ele colocou as mãos na cintura e abriu os braços, reclamando de Ferdinando.
Ficha TécnicaSanta Cruz: Adriano, Luiz Eduardo, Moisés, Paulo Rossi e Alexandre; Joelan, Montanha, Batista(Bruno Potiguar) e Gildo; Didi e Léo Papel. Técnico: Diá
ABC: França; Márcio Pereira, Peu(Joassis) e Ben-Hur; Nêgo, Marquinhos, Lao(Bebeto), Nildo(Válbson) e Marciano; Wallyson e Adelino. Técnico: Ferdinando Teixeira
Cartões amarelos: Peu, Márcio Pereira e França(ABC); Alexandre(STC)Cartão vermelho: Alexandre(STC)Árbitro: Charles EliontEstádio: Iberezão, Santa Cruz