segunda-feira, 31 de maio de 2021

América-RN anuncia técnico português Daniel Neri para a Série D.

Segunda feira, 31 de maio de 2021. 

Treinador foi campeão pernambucano com o Salgueiro em 2020 e campeão maranhense com o Sampaio Corrêa em 2021. Estreia do Alvirrubro no Brasileirão é no sábado, contra o Central.

Por ge rn

A poucos dias da estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, o América-RN, enfim, anunciou o novo treinador. Trata-se do português Daniel Neri, de 41 anos, confirmado na noite desta segunda-feira. Ele inicia os trabalhos no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, na manhã desta terça-feira. O Alvirrubro estava sob o comando interino do auxiliar Leandro Sena desde a demissão de Evaristo Piza, no dia 23.

Neri foi campeão pernambucano com o Salgueiro em 2020 e campeão maranhense com o Sampaio Corrêa em 2021.

A passagem do treinador pelo Sampaio Corrêa foi meteórica. Ele chegou para substituir Rafael Guanaes no fim de abril. Fez apenas quatro jogos na equipe maranhense, com dois empates e duas vitórias, garantindo o título estadual em final contra o Moto Club. No último dia 27, na semana de estreia na Série B, acabou substituído por Felipe Surian por decisão da diretoria

A estreia do América-RN na Série D está marcada para sábado, contra o Central, na Arena das Dunas, em Natal. O jogo começa às 15h.

Saída

O grupo americano voltou aos treinos na tarde desta segunda-feira, sob o comando do auxiliar Leandro Sena, na Arena América. Do elenco que disputou o Campeonato Potiguar, a única baixa confirmada até o momento é o zagueiro Ian Carlo, que teve seu retorno solicitado pelo Guarani e não segue no Alvirrubro para o restante da temporada.

FNF marca finais do Campeonato Potiguar para os dias 16 e 23/06!

Segunda feira, 31 de maio de 2021.

Com ABC envolvido na Copa do Brasil e na Série D, houve dificuldade para encontrar datas. Jogo de ida é no Barretão, em Ceará-Mirim

Por Redação do ge — Natal

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou nesta segunda-feira as datas das finais do Campeonato Potiguar, entre ABC e Globo FC. Os dois jogos foram marcados para os dias 16 e 23 de junho. O confronto de ida será no Barretão, em Ceará-Mirim, com início às 15h00. O segundo duelo da decisão será no Frasqueirão, em Natal, começando às 16h00.

+ CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO POTIGUAR

O Alvinegro tem a vantagem de decidir o título em casa por ter feito melhor campanha com a soma dos pontos dos dois turnos.

Como esperado, a FNF teve dificuldade para definir as datas e considerou a participação do ABC na Copa do Brasil - enfrenta a Chapecoense nos dias 2 e 9 de junho - e na Série D - encara o Treze no dia 06, em Campina Grande, e o Sousa, no dia 13, em Natal. Com isso, foi necessário "empurrar" as finais para os dias 16 e 23, duas quartas-feiras.

 

Em reviravolta, Brasil é escolhido a nova sede da Copa América de Futebol Masculino!

Segunda feira, 31 de maio de 2021.

Após as desistências de Argentina e Colômbia, Conmebol define como anfitrião do torneio de seleções deste ano o mesmo da edição de 2019. Confederação quer final no Maracanã

Por Martín Fernandez — Rio de Janeiro

O Brasil é o novo país-sede da Copa América. Após reunião emergencial nesta segunda-feira, a Conmebol decidiu por transferir para cá a realização do torneio, que seria inicialmente na Colômbia e na Argentina.

Pesou a favor do Brasil a expertise da organização da última Copa América, em 2019 (vencida pela Seleção). Além disso, outro argumento utilizado foi o fato de o país ter mais estádios em boas condições para os jogos das equipes nacionais sul-americanas.

De acordo com a confederação, as datas de início e término do torneio estão confirmadas — 13 de junho e 10 de julho. Cidades-sedes e a tabela de jogos serão anunciadas "nas próximas horas". A Conmebol deseja fazer a final no Rio de Janeiro, no Maracanã.

Segundo o apresentador André Rizek, do Seleção SporTV, além do Maracanã, governo federal também quer jogos em Brasília.

Houve uma consulta nesta segunda-feira ao governo federal, que deu sinal verde para o torneio. A entidade agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à CBF por "abrir as portas desse país" para o "evento esportivo mais seguro do mundo".

Morre Januário de Oliveira, ex-locutor de rádio e TV.

Segunda feira, 31 de maio de 2021. 

Narrador gaúcho foi um dos principais nomes da transmissão esportiva e ficou marcado por bordões e apelidos dados a jogadores.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Morreu, nesta segunda-feira, 31 de maio de 2021,  aos 81 anos, o ex-locutor de rádio e TV Januário de Oliveira, após 11 dias internado. Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal-RN, cidade em que morava com a família.

RN - Januário de Oliveira ex-narrador esportivo — Foto: Fabiano de Oliveira

Januário foi uma das principais vozes no futebol brasileiro nos anos 1980 e 90. Criou diversos bordões que são lembrados até hoje. Quem acompanhava suas narrações, seja na TVE ou na Band, não esquece alguns, como:

  • "Taí o que você queria, bola rolando"
  • "Acha pouco, quer mais e vai à luta"
  • "Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta!"
  • "Tá láaaaa um corpo estendido no chão"
  • "Cruel, muito cruel"
  • "Sinistro, mas é muito sinistro"
  • "E o goooooooooooool!"

Deu, ainda, inúmeros apelidos a jogadores que caíram no gosto do torcedor. O atacante Valdeir, destaque do Botafogo no início dos anos 90, virou "Valdeir The Flash". Sávio, prata da casa do Fla, virou "Sávio, o Anjo Loiro".

O mais famoso, sem dúvida, batizou o centroavante Ézio, do Fluminense, clube do coração de Januário. Até hoje o ex-camisa 9 tricolor é lembrado pelos torcedores como "Super Ézio".

Ézio virou o Super Ézio para Januário de Oliveira — Foto: Divulgação

Em abril de 2019, Januário recebeu uma homenagem no Maracanã, palco de narrações memoráveis. Valdeir, Sávio, William (ex-Vasco) e ainda o filho e a viúva de Ézio (que faleceu em 2011) foram ao encontro do narrador em uma emocionante matéria exibida no Globo Esporte.

 (Assista abaixo)

Januário de Oliveira volta ao Maracanã e relembra histórias e bordões da época de narrador
--:--/--:--

Januário de Oliveira volta ao Maracanã e relembra histórias e bordões da época de narrador

Acometido por diabetes, Januário perdeu a visão, mas ainda assim mantinha projetos de narração de futebol em Natal.

O ex-narrador passou por diversos veículos de comunicação. No Rio Grande do Sul trabalhou na Rádio Farroupilha, Rádio Cultura de Bagé. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde atuou na Rádio Mauá, Rádio Nacional e Rádio Globo. Também marcou presença nas telas da TVE e na TV Bandeirantes, quando ganhou enorme notoriedade nas transmissões dos jogos envolvendo os times cariocas.

Clubes e personalidades da crônica esportiva brasileira lamentaram a morte do locutor:

FLUMINENSE F.C

O Fluminense Football Club lamenta profundamente o falecimento do grande narrador Januário de Oliveira. Tricolor de coração, Januário foi o porta-voz de muitas emoções vividas pelos nossos torcedores. O clube deseja muita força aos amigos e familiares. 

VASCO DA GAMA

Com tristeza recebemos a notícia do falecimento de Januário de Oliveira, um dos grandes locutores esportivos que este país já teve e que marcou gerações. Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento. 

BOTAFOGO F.R

O Botafogo lamenta a morte de Januário de Oliveira, grande voz do esporte, que embalou gerações e presenteou os amantes do futebol com narrações memoráveis, como a do nosso título da Conmebol de 1993. Descanse em paz! 

FLAMENGO

O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte do histórico narrador Januário de Oliveira. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste

 

LUIZ PENIDO – Rádio Globo do Rio de Janeiro.

Morreu o grande locutor, Januário de Oliveira, aos 81 anos, depois de lutar muito com problemas de saúde. Descanse em paz 

EVERALDO MARQUES

Tristeza profunda pela morte de Januário de Oliveira, que significou tanto pra minha geração com as inesquecíveis transmissões do Campeonato Carioca, ao lado de Gerson e Addison Coutinho nos anos 90, na Faixa Nobre do Esporte da Band. Que Deus conforte a família.

domingo, 30 de maio de 2021

Placar Esportivo – Confira os resultados dos jogos de futebol realizados neste domingo, dia 30 de maio de 2021.

Domingo, 30 de maio de 2021.


Confira os resultados dos jogos de futebol realizados neste domingo, dia 30 de maio de 2021.

BRASILEIRÃO

SÉRIE A – 1ª RODADA
Atlético-MG 1 x 2 Fortaleza
Flamengo 1 x 0 Palmeiras
Ceará 3 x 2 Grêmio
Corinthians 0 x 1 Atlético-GO
Athletico-PR 1 x 0 América-MG
Chapecoense 0 x 3 Red Bull Bragantino/SP
Internacional 2 x 2 Sport

SÉRIE B – 1ª RODADA
Brusque-SC 2 x 1 Ponte Preta

SÉRIE C – 1ª RODADA

GRUPO A:
Altos-PI 3 x 0 Volta Redonda-RJ
Manaus-AM 2 x 0 Santa Cruz/PE
GRUPO B 
Botafogo/SP 1 x 0 São José-RS

SÉRIE D – FASE PRELIMINAR (Jogos da volta)
Brasiliense-DF 3 x 1 Real Ariquemes-RO – Brasiliense classificado.
Picos 3 (1) x (4) 1 Tocantinópolis - Tocantinópolis classificado.
GAS/RR 3 x 0 Santana - GAS/RR classificado.
Rio Branco-ES 2 x 0 Aquidauanense-MS – Rio Branco classificado.

BRASILEIRO SUB-17
Bahia 3 x 2 América-MG

BRASILEIRO FEMININO
Grêmio 2 x 1 São José
Corinthians 2 x 0 Bahia
Avaí Kindermann 0 x 1 Napoli-SC
Ferroviária 2 x 1 Botafogo/RJ

Palmeiras 2 x 1 Flamengo

BRASILEIRO FEMININO A2
Fortaleza 2 x 0 Cefama-MA
Botafogo-PB 2 x 0 América-RN
Juventude Conquista-BA 1 x 0 CRESSPOM-DF
Brasil de Farroupilha-RS 0 x 6 Athletico-PR
Vasco 3 x 0 Chapecoense
Ponte Preta 1 x 1 América-MG
Fluminense 0 x 2 Red Bull Bragantino
Sport 1 x 1 Vila Nova-ES
Atlético-GO 0 x 3 Criciúma
Aliança-GO 3 x 1 Serc

COPA DO BRASIL SUB-20
Botafogo 2 x 0 Avaí

CAMPEONATO POTIGUAR – Decisão do 2º Turno.
ABC 1 x 1 Santa Cruz de Natal – ABC campeão do 2º Turno.
 

Campeonato Potiguar: ABC conta com erro da arbitragem, empata com Santa Cruz e é campeão do segundo turno!

Domingo, 30 de maio de 2021.

ABC é campeão do segundo turno do Campeonato Potiguar (Foto: Alexandre Lago)

Árbitro Zandick Gondim marca pênalti em falta fora da área, Alvinegro marca com Wallyson e garante título com empate. ABC decide estadual com o Globo FC.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi bem pegado, com poucas chances. O Santa Cruz, melhor postado em campo, não sofreu sustos. Na frente, o Tricolor pecou no último passe, mas Max deu trabalho aos defensores alvinegros. O ABC, com o quarteto ofensivo apagado, ainda chegou duas vezes pela direita, mas os cruzamentos não foram eficientes. O Santa mostrou competência para abrir o placar aos 44 minutos. David Maranhão recebeu na frente, ganhou de Marcílio e cruzou para Allyson completar para as redes.

Segundo tempo

O ABC voltou mais ligado no segundo tempo e chegou ao empate aos sete minutos. Levi foi derrubado por David Maranhão a um metro da área, mas o árbitro Zandick Gondim, que estava bem próximo ao lance, assinalou o pênalti. Wallyson cobrou bem e deixou tudo igual. O gol alvinegro e o erro da arbitragem abalaram o Santa Cruz, que praticamente não levou perigo a Welligton. O ABC quase fez o segundo com Vinicius Leandro, que acertou a trave após cruzamento de Mateus Muller. Nos minutos finais, o Alvinegro fez valer a experiência para segurar o empate.

ABC empata com Santa Cruz de Natal e conquista segundo turno (Foto: Alexandre Lago)

ABC é campeão do segundo turno

O ABC é o campeão do segundo turno e vai decidir o título do Campeonato Potiguar com o Globo FC. O Alvinegro contou com a ajuda do erro da arbitragem para empatar por 1 a 1 com o Santa Cruz de Natal. O resultado foi suficiente para ficar com a taça da Copa Rio Grande do Norte por ter feito a melhor campanha na primeira fase.

Finais sem data

O ABC vai encarar o Globo FC na final do estadual, em dois jogos, ainda sem data. Isto porque o Alvinegro tem um calendário apertado pela frente: enfrenta a Chapecoense pela terceira fase da Copa do Brasil nos dias 2 e 9 de junho, e joga nos dias 6 e 13 de junho pela Série D, contra Treze e Sousa, respectivamente.

Erro da arbitragem

O árbitro Zandick Gondim Alves Júnior errou ao marcar o pênalti que originou o gol do ABC. A falta de David Maranhão em cima de Levi aconteceu pelo menos um metro fora da área, pelas imagens da TV. Em uma rede social, o presidente do Santa Cruz, Lupercio Segundo, lamentou o erro de Zandick.

Calendário garantido

Com a conquista do segundo turno, o ABC garantiu vagas para a Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro de 2022. Por ge Natal.

Série A: Ceará 3 x 2 Grêmio - Mistão marca aos 48 e vence "covidados" na estreia do Brasileiro!

Domingo, 30 de maio de 2021. 

Por Agência Futebol Interior

Vozão marcou o gol da vitória aos 48 minutos do 2º tempo.

Ceará, com time alternativo, venceu os "covidados" do Grêmio, por 3 a 2, neste domingo, no Castelão, em Fortaleza, na abertura do Campeonato Brasileiro. Cléber, Rick e Jorginho, aos 48 minutos do segundo tempo, fizeram para os cearenses, enquanto Vanderson e Ricardinho anotaram para os gaúchos.

Com a vitória nos acréscimos, o Ceará pulou para a vice-liderança com três pontos, enquanto o Grêmio ocupa a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, sem pontuar. O técnico Guto Ferreira optou por um time misto por conta do clássico contra o Fortaleza na Copa do Brasil no meio de semana, além da sequência de jogos vinda na Sul-americana e do Cearense.

SURTO!
O Grêmio, enquanto isso, sofreu com a Covid-19. Pouco antes da partida em Fortaleza, o Tricolor informou que o técnico Tiago Nunes, o zagueiro Rodrigues e o meia Pedro Lucas tinham testado positivo para o novo coronavírus. O trio se juntou a Diego Souza, Ferreira e Luiz Fernando, que já estavam fora por Covid-19.

PRÓXIMOS JOGOS
O Grêmio irá folgar na segunda rodada. Por conta das convocações de jogadores do Flamengo, a CBF adiou a partida, ainda sem data para acontecer. O Ceará, por sua vez, joga no sábado, às 19 horas, contra o Santos na Vila Belmiro.

Série A: Pedro decide, e Flamengo vence o Palmeiras no Maracanã pelo Brasileirão!

Domingo, 30 de maio de 2021.

Neste domingo, 30/05, o Flamengo levou a melhor sobre o Palmeiras, vencendo por 1 a 0, no Maracanã, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de 45 minutos iniciais muito equilibrados, o Rubro-Negro foi amplamente superior na etapa final e teve Pedro decisivo, marcando o gol do triunfo.

Atacante Pedro marca o gol do Flamengo aos 30 minutos do 2º tempo.

O primeiro tempo de foi muito equilíbrio, com as duas equipes tendo três chances de balançar as redes. Enquanto o Flamengo buscou dominar o jogo a partir da posse, o Palmeiras apostou em contra-ataques, utilizando a velocidade de Rony.

A segunda etapa teve um novo cenário. Acuado, o Verdão pouco conseguiu produzir, chamando o Flamengo para o ataque. Os cariocas dominaram as ações e transformaram a superioridade em gol de Pedro, após linda jogada de Bruno Henrique.

Próximos jogos!

Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta a Chapecoense, no Allianz Parque, no domingo, às 18h15. Antes disso, a equipe joga pela Copa do Brasil, contra o CRB, em Alagoas, na quinta-feira, às 21h30. Enquanto isso, o Flamengo enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, no dia 10, às 21h30.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 x 0 PALMEIRAS

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo, 30 de maio de 2021
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Michael Stanislau (ambos do RS)
VAR: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Cartões amarelos: Rodrigo Caio, Vitinho (Flamengo); Viña, Patrick de Paula, Wesley (Palmeiras)
Gol: Pedro (30 minutos do 2º tempo).
Equipes:
FLAMENGO: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, Willian Arão e Filipe Luís; Diego (Hugo Moura), Gerson, Everton Ribeiro (Vitinho), Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique e Pedro (Rodrigo Muniz) Técnico: Rogério Ceni
PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez, Alan Empereur; Gabriel Menino, Felipe Melo (Danilo), Patrick de Paula (Zé Rafael), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa), Viña; Rony e Luiz Adriano (Wesley) Técnico: Abel Ferreira Fonte: Gazeta Esportiva / São Paulo  

Goleiro Bruno faz gol em sua estreia pelo Atlético Carioca, e time goleia: veja

Domingo, 30 de maio de 2021.

Este foi o primeiro gol e o primeiro jogo de Bruno pelo time — Foto: Gil de Almeida / Atlético

O Atlético Carioca goleou o Bela Vista por 5 a 1 na manhã deste domingo (30/05) na estreia do time na Série C, o equivalente à quinta divisão do campeonato estadual. E o destaque da partida ficou por conta do goleiro Bruno Fernandes, ex-Galo e Flamengo, que abriu o placar com um gol de pênalti.

Bruno acertou o ângulo na cobrança. Com esse placar, o clube lidera a competição.

Condenado a mais de 20 anos de prisão pelo assassinato de Eliza Samudio, Bruno havia anunciado neste mês que iria se aposentar. No entanto, ele voltou atrás e acertou com o Atlético.

No ano passado, ele defendeu o Rio Branco, do Acre, na Série D do Campeonato Brasileiro. O goleiro tem 36 anos e está em regime semiaberto desde julho de 2019. Fonte: o tempo.com.br

ABC e Santa Cruz de Natal decidem neste domingo a Copa RN, correspondente ao 2º turno do Estadual!

Domingo, 30 de maio de 2021. 

ABC e Santa Cruz de Natal decidem neste domingo, 30/05, a Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do Campeonato Potiguar. As duas equipes se enfrentam às 16h00 no Estádio Frasqueirão, em Natal. O Alvinegro levou a decisão para casa depois de terminar o turno na primeira colocação, o ABC também faturou a vantagem de jogar pelo empate para ser campeão. O vencedor do turno fica com uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2022 e outra na Copa do Brasil do mesmo ano. Também ganha o direito de decidir o título do Estadual com o Globo, campeão do 1º turno. Por Escrete de Ouro.


Série A: Galo é derrotado pelo Fortaleza em atuação ruim no segundo tempo, no Mineirão; Yago Pikachu foi o nome do jogo ao sair do banco e marcar os dois gols do Fortelza!

Domingo, 30 de maio de 2021.

Yago Pikachu foi o nome do jogo ao sair do banco e marcar os dois gols do Leão sobre o Atlético/MG, que abriu o placar com Hulk. 

O Atlético foi derrotado pelo Fortaleza na estreia do Brasileirão — Foto: Cristiane Mattos

O Atlético Mineiro pagou caro por não ter feito um bom segundo tempo diante do Fortaleza e foi derrotado na estreia do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. Hulk abriu o placar para o Galo, no primeiro tempo, mas Pikachu empatou para os cearenses, e virou na segunda etapa.

O resultado frustra o torcedor atleticano, empolgado com a melhor campanha na Libertadores e com a recente conquista do Campeonato Mineiro. O time deixou a desejar nos últimos 45 minutos e viu o Fortaleza jogar melhor.

O desgaste pela maratona de jogos e o horário do jogo podem servir como justificativas, porém, pelas peças que Cuca possui à disposição, deveria ter apresentado um futebol melhor na segunda metade da partida.

O jogo

O Atlético começou o jogo tomando as ações da partida. Indo para cima, mas esbarrando na boa marcação do Fortaleza, no forte calor de 27º pela manhã em Belo Horizonte e nas finalizações erradas e no último passe.

O time sentia o horário pouco convencional da partida, afinal, é a primeira vez na temporada que atuava às 11h (de Brasília). Mas, mesmo assim, o time buscava o ataque a todo momento. E numa descida, Hulk foi empurrado pelo zagueiro Benevenuto. Pênalti.

O atacante que sofreu a penalidade bateu e marcou o primeiro gol do Atlético no Campeonato Brasileiro.

Mas no segundo tempo a história mudou. O Fortaleza, que já havia terminado o primeiro tempo pressionando o Galo, conseguiu imprimir um ritmo de jogo que complicou a defesa alvinegra. Chegou a marcar com Róbson, após rebote de Everson, mas o gol foi anulado por impedimento.

E não demorou muito para o empate acontecer. Pikachu entrou livre pela esquerda da defesa alvinegra e fuzilou Everson, que nada pôde fazer. Justo empate no Mineirão.

Yago Pikachu foi o grande nome na vitória do Fortaleza (Foto: Leonardo Moreira/FortalezaEC)

Mas o Fortaleza seguia sendo melhor e sacramentou a vitória nos acréscimos da partida, em rápido contra-ataque e, cara a cara com Everson, mandou no ângulo para dar a vitória ao Fortaleza.

Ficha técnica da partida:

Atlético 1 x 2 Fortaleza

1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021-05-30
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Hulk, cobrando pênalti, aos 39’, do 1º T (Alético); Pikachu, aos 14’ do 2ºT e Pikachu, aos 49’ do 2ºT (Fortaleza),
Data: 30 de maio de 2021.
Início da partida: 11 horas.
Cartões amarelos: Allan, Igor Rabello (Atlético); Wellington Paulista e Felipe (Fprtaleza)
Equipes:
Atlético/MG - Everson; Guga, Rabello, Alonso e Arana; Allan, Tchê Tchê e Nacho; Savarino, Hulk e Marrony. Técnico: Cuca

Fortaleza - Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi e Daniel Guedes (Pikachu); Ederson, Felipe (Matheus Jussa) e Matheus Vargas; Lucas Crispim (Bruno Melo), Wellington Paulista (Romarinho) e Róbson (David). Técnico: Juan P. Vojvoda. Fonte: O tempo.com

Futebol do RN: Renatinho Potiguar comemora feito inédito: "Santa Cruz não chegou à final por acaso" - A final contra o ABC é neste domingo, 30/05, às 16h00, no Estádio Frasqueirão, em Natal.

Domingo, 30 de maio de 2021.

Treinador assumiu comando da equipe no segundo turno e destacou vitórias convincentes e números que valeram a classificação para encarar o ABC neste domingo.

Por Augusto César Gomes — Natal 

Santa Cruz de Natal chega a uma final de turno pela primeira vez — Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz de Natal

De lanterna do primeiro turno à finalista do segundo. O regulamento do Campeonato Potiguar permite que este tipo de reviravolta aconteça, e o Santa Cruz de Natal se transformou na surpresa da competição, conseguindo a classificação para encarar o ABC na decisão de domingo. É a primeira vez que o clube chega a uma final de turno.

A mudança no Tricolor foi evidente na chamada Copa Rio Grande do Norte e está diretamente ligada à chegada do técnico Renatinho Potiguar, que havia deixado o comando do Globo FC após quatro jogos do estadual. Ele assumiu a equipe tricolor após a saída de Eugênio Gomes, desligado do clube devido à campanha ruim na Copa Cidade do Natal, com uma vitória e seis derrotas consecutivas.

No returno, os números foram bem melhores: cinco vitórias e apenas duas derrotas (para América-RN e ABC), e segunda colocação confirmada, com 71,4% de aproveitamento. Foram 15 gols marcados e oito sofridos. O ABC, que terminou na liderança, também fez 15 gols e sofreu apenas cinco.

- Em sete partidas, foram cinco vitórias convincentes, com um dos melhores ataques do campeonato, com uma das melhores defesas. A gente chegou com mérito. O Santa Cruz não chegou à final por acaso. Nós tivemos um mérito muito grande - declarou Renatinho.

Renatinho Potiguar levou Santa Cruz de Natal à final inédita — Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz de Natal

O treinador conseguiu mudar o Santa Cruz utilizando praticamente as mesmas peças do início da competição. Dos reforços, o atacante Max, ídolo do América-RN, acabou se tornando fundamental com sua experiência e por ter marcado três gols nos últimos dois jogos.

- A gente está muito feliz com essa final, algo histórico para o clube. Desde o primeiro dia, eu falava para os atletas que no futebol a gente precisa fazer história, independentemente de onde a gente está. Os atletas entenderam meu recado, compraram minha ideia, deram o máximo - comentou o técnico. 

Max jogou as últimas três partidas e foi decisivo para o Santa Cruz de Natal.
Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz de Natal

A final contra o ABC é neste domingo, 30/05, às 16h00, no Estádio Frasqueirão, em Natal. O favoritismo é do Alvinegro, que joga em casa e ainda tem a vantagem de poder ser campeão do turno com um empate. Por outro lado, Renatinho espera surpreender. O título da Copa Rio Grande do Norte vale vagas para a Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro de 2022.

- Em decisão acontece tudo. A gente sabe que vai ser um jogo difícil, mas a gente vai muito confiante - finalizou.

Moacir Júnior e Renatinho Potiguar se reencontram na final do segundo turno — Foto: Augusto César Gomes

Campanha no segundo turno

  • Santa Cruz 3 x 0 Potiguar de Mossoró.
  • Santa Cruz 1 x 2 América
  • Força e Luz 0 x 2 Santa Cruz
  • Santa Cruz 3 x 2 ASSU
  • Santa Cruz 1 x 2 ABC
  • Globo FC 2 x 3 Santa Cruz
  • Palmeira 0 x 2 Santa Cruz

Jogos realizados: 07

Vitórias: 05
Derrotas: 02
Pontos disputados: 21
Pontos conquistados: 15 (71,43%)
Pontos perdidos: 06 (28,57%)
Gols pró: 15 
Gols contra: 08
Adaptação: Escrete de Ouro.