21/04/2008 - TN Online Felipe Gibson -
Publicada às 19h15
Em um jogo cheio de emoção e confusões, o Potiguar de Mossoró, mesmo derrotado por 3 a 2 pelo América, garantiu o título de campeão da Taça Cidade de Natal, segundo turno do Campeonato Estadual.
A decisão aconteceu na tarde desta segunda-feira (21), no estádio Leonardo Nogueira, o popular Nogueirão, em Mossoró.
O time mossoroense levantou a taça pois venceu a primeira partida da decisão por 3 a 0 no estádio Machadão e na soma dos resultados acabou vencendo o Alvirubro da capital.
Os gols do jogo foram marcados por Saulo e Madson (2), para o América. Enquanto Sandro e Ítalo marcaram para o Potiguar de Mossoró.
Com o título, o time mossoroense se garante na grande decisão do Campeonato Estadual, quando enfrenta o ABC nesta quinta-feira (24) no estádio Nogueirão.
A segunda partida acontece no domingo (27), no Frasqueirão.
Além da vaga na final da competição local, o Potiguar também carimba seu passaporte para o Campeonato Brasileiro da Série C deste ano e para a Copa do Brasil 2009.
Potiguar bem posicionado
A segunda partida da final da Taça Cidade de Natal começou com o América tentando encurralar o Potiguar de Mossoró, que tentava sair rápido nos contra-ataques. Bem postado em campo, o time mossoroense saiu com velocidade no contra golpe e quase marcou aos cinco minutos, quando Ítalo lançou Jean, que bateu forte para uma boa defesa do goleiro Azul.
Inversão de papéis e esperança rubra
Até os 20 minutos de jogo, o Potiguar assustava o América com seus rápidos contra ataques. Porém o feitiço se virou contra o feiticeiro, quando em um rápido contra golpe, Saulo recebeu de Paulo Rangel, passou pela zaga, driblou o goleiro Marcos Paulo, e só empurrou para as redes. América 1 a 0. Logo sete minutos depois, a esperança rubra ficou mais viva do que nunca, quando em outro contra ataque, Mádson recebeu lançamento, ganhou na velocidade da zaga e bateu rasteiro no canto de Marcos Paulo, que nada pôde fazer. O América vencia por 2 a 0 com menos de 30 minutos de jogo.
Do céu ao inferno
Vencendo por uma vantagem de dois gols, o América partia para cima do Potiguar, que nervoso, errava muito na saída de bola. O Alvirubro da capital chegou a comemorar a marcação de um pênalti aos 33 minutos, quando Paulo Matos desviou um chute e a bola foi na mão do zagueiro Gustavo. Porém o lance foi anulado após a marcação de um impedimento na jogada.
O lance do pênalti, que poderia ter aumentado a vantagem rubra, acabou se tornando um divisor de águas do jogo. Tudo porque no ataque seguinte, o Potiguar marcou seu primeiro gol com Sandro, que aproveitou a confusão na área, saiu na cara do goleiro Azul e só colocou no canto. América 2 x 1 Potiguar-M.
Para complicar a situação do Alvirubro, um minuto depois de sofrer o gol de Sandro, o time ficou com um a menos em campo. O volante Ivo acabou expulso após receber o segundo cartão amarelo por falta em Vaninho. O atleta ainda foi preso na saída de campo depois de ofender um policial militar, gerando uma grande confusão em campo antes do intervalo.
Gol mantém Alvirubro vivo
Depois de ir do céu ao inferno no primeiro tempo de jogo, o América voltou para o segundo tempo e não demorou a marcar. O gol veio aos 13 minutos em um pênalti de Eduardo em cima de Jorge Guerra, que Madson bateu com categoria e manteve seu time vivo no jogo. Minutos antes, o zagueiro Gustavo havia cabeceado uma bola na trave do gol americano.
Potiguar marca mais um e garante título
Após marcar o gol, o Alvirubro partiu para cima em busca do gol que garantiria pelo menos uma decisão nos pênaltis. Porém o Potiguar também não entregava a partida e com a entrada do atacante Canindézinho, apostava nos contra ataques.
O América criou boas chances, porém quem marcou no fim das contas foi o Potiguar de Mossoró. Ítalo recebeu um belo passe de Vaninho, e aos 45 minutos, marcou o gol que tirou as chances de reação do Alvirubro e garantiu o título da Taça Cidade de Natal para o time mossoroense.
FICHA TÉCNICA
Jogo: POTIGUAR-M 2x3 AMÉRICA
Local: Nogueirão, em Mossoró.
Árbitro: Reginaldo Gomes.
Renda: R$ 65.010,00 - Público pagante: 6.069
Gols: Mádson (2) e Saulo para o América. Sandro e Ítalo para o Potiguar.
Cartões amarelos: Emerson, Ivo e Michel Mineiro (América); Vaninho, Gustavo, Max, Ricardo Braz e Eduardo (Potiguar-M).
Cartões vermelhos: Ivo e Michel Mineiro (América).
EQUIPES:
POTIGUAR - Marcos Paulo; Paulinho (Paulão), Gustavo, Ricardo Braz e Eduardo; Daniel, Max, Jean (Roberto) e Vaninho; Sandro (Canindézinho) e Ítalo. Técnico: Miluir Macedo.
AMÉRICA - Azul; Rodrigo Santos, Róbson, Emerson e Jorge Guerra; Ivo, Fábio Recife (Michel Mineiro), Saulo e Madson; Paulo Matos (Clébson) e Paulo Rangel (Leandro Safira). Técnico: Carlos Moura