Quinta-feira, 28 de março de 2024.
Da Redação do NE45
Com oito partidas simultâneas nesta quarta-feira, e várias mudanças na tabela entre 21h30 e 23h30, a última rodada da fase de grupos definiu nada menos que sete das oito vagas nas quartas de final da Copa do Nordeste de 2024. Nesta noite, o Bahia foi o único a ir a campo já sabendo da sua classificação final – tanto que atuou com o Sub 20. O milionário clube tricolor já tinha a garantia da liderança do Grupo B e também da melhor campanha geral. Restava saber quem seria o próximo adversário, o 4º lugar da sua chave. E este time será o Náutico, que somou apenas 7 pontos, a menor pontuação de um classificado neste formato.
Com o regulamento promovendo jogos entre as chaves, não houve confronto direto. Ou seja, era preciso pontuar e “secar” para obter a classificação. Apenas América de Natal (A) e Itabaiana (B) já estavam eliminados. Os demais batalharam até o fim. No Grupo A, o G4 ficou Sport, CRB, Botafogo e Ceará, que foi o último a agarrar a vaga. No Grupo B, os outros dois classificados foram Fortaleza e Altos. Pelo avanço às quartas, cada clube ganhou uma premiação de R$ 525 mil. Sobre o scout de pontos no desempenho das duas chaves, o cenário após as oito rodadas foi de soberania do Grupo A, com 111 x 63 – só nesta 8ª rodada o “placar” foi 21 x 3. No ano passado o cenário final havia sido um empate em 87 x 87.
Seguindo a análise para a disputa do título desta temporada, o mata-mata começará com jogos únicos nas quartas, com duelos dentro dos próprios grupos: Sport (1A) x (4A) Ceará, CRB (2A) x (3A) Botafogo-PB, Bahia (1B) x (4B) Náutico e Fortaleza (2B) x (3B) Altos. Os jogos estão previstos para os dias 10 ou 11 de abril, logo após as finais dos campeonatos estaduais. A direção da CBF ainda irá detalhar a tabela da fase final da Lampions.