domingo, 14 de novembro de 2021

FÓRMULA 1: Hamilton brilha, vence GP São Paulo e leva torcida à loucura! Ainda na pista, Hamilton pegou a bandeira do Brasil

Domingo, 14 de novembro de 2021.

Ainda na pista, Hamilton pegou a bandeira do Brasil.

Após grande corrida, ele pegou a bandeira do Brasil ainda no seu carro e depois a levou ao pódium. 

Foi a vitória 101 do inglês, que diminui a vantagem de Max Verstappen na liderança do Mundial de Pilotos.

Nem duas punições num mesmo fim de semana foram suficientes para parar Lewis Hamilton no Brasil. O piloto inglês, cada vez mais à vontade no país do seu ídolo, Ayrton Senna, brilhou novamente no Autódromo de Interlagos e venceu o GP de São Paulo neste domingo. De quebra, reduziu a vantagem de Max Verstappen na liderança do campeonato. O holandês chegou em segundo lugar, logo à frente do finlandês Valtteri Bottas.

Foi a 101ª vitória do inglês na F-1, a terceira no Brasil, comemorada com a torcida, que encheu as arquibancadas do circuito paulistano. Após cruzar a linha de chegada, Hamilton ganhou uma bandeira brasileira, com a qual desfilou em seu carro até parar diante do pódio. Ao longo da semana, o inglês declarou diversas vezes que se sentia cada vez mais brasileiro.

Numa das melhores provas da temporada, Hamilton brilhou tanto no sábado quanto no domingo. Antes de chegar em primeiro ao fim das 71 voltas, ele surpreendeu no sprint race ao finalizar as 24 voltas em quinto lugar. Foram 15 ultrapassagens no sábado e mais 10 neste domingo, totalizando 25. E logo num fim de semana em que sofreu duas punições. No sábado, largou em último. Neste domingo, foi apenas o 10º no grid. Mas ele precisou de apenas 19 voltas para pular do 10º para o 2º posto.

Após a vitória, com à bandeira tiracolo.

BRIGA NA PONTA

No campeonato, a situação ficou mais equilibrada. Verstappen chegou aos 332,5 pontos, contra 318,5 de Hamilton. Faltam ainda três etapas para o fim da temporada.

Após vacilar na largada no México, há uma semana, Bottas voltou a vacilar em Interlagos. O companheiro de Hamilton foi superado por Verstappen no meio do “S do Senna” e por Pérez na reta oposta. No meio do pelotão, o inglês conquistou quatro posições na primeira volta. Na segunda, aparecia em terceiro, atrás apenas dos carros da Red Bull.

A ascensão do heptacampeão ganhou uma ajuda na 7ª volta, quando o safety car entrou na pista porque Yuki Tsunoda perdeu a asa dianteira de sua AlphaTauri no “S do Senna” – o japonês acabou sofrendo punição de 10 segundos. Na relargada, três voltas depois, Verstappen sustentou a liderança, sendo protegido por Pérez, seu companheiro de equipe.

SAFETY VIRTUAL

Logo na sequência o safety car virtual foi ativado por causa dos dedritos da asa dianteira de Mick Schumacher, após choque com Kimi Raikkonen. Na retomada das disputas, Hamiltou passou Pérez, que recuperou a posição em seguida, no 18º giro. Na volta seguinte, o inglês não repetiu o erro da primeira tentativa e deixou o mexicano para trás de vez.

Verstappen liderava com quatro segundos de vantagem sobre seu maior rival. Sem conseguir se aproximar do líder do campeonato, o inglês e a Mercedes apostaram na estratégia. Na 27ª volta, ele trocou os pneus médios pelos duros. Retornou em 6º para a pista.

Bandeira no pódium da Mercedes


A MUDANÇA

Uma volta depois, Verstappen fez o mesmo e voltou para a pista em 3º, à frente de Hamilton. Na prática, a estratégia da Mercedes deu resultado. A diferença para o primeiro colocado caiu para 1s5 segundo. Nem mesmo uma nova ativação do safety car virtual, na 30ª volta, mudou o cenário da briga pela vitória.

A situação mudou no 41º giro, quando Verstappen surpreendeu ao ir aos boxes para colocar novos pneus duros. Voltou em quarto, enquanto Hamiltou herdou a liderança. Duas voltas depois, o inglês repetiu a estratégia do rival holandês, agora novamente em primeiro lugar na prova.


Mas a diferença entre os dois caía a cada volta. De 1s2, chegou a ser derrubada para 0s2 na 48ª, quando Hamilton foi para o bote. Ele tentou por fora no fim da reta oposta. Verstappen fechou a porta e ambos acabaram saindo da pista. A Mercedes reclamou, porém os comissários decidiram não investigar o caso.

Nova investida só veio dez voltas depois, sem sucesso. No giro seguinte, o heptacampeão não perdoou. Superou Verstappen, assumiu a ponta e não deu mais chance para o rival. Sem sustos, ele cruzou a linha de chegada na frente, recebendo a bandeirada da ginasta e campeã olímpica Rebeca Andrade, convidada da organização.

Pilotos e equipes agora rumam para o Catar. A corrida de estreia no país será já no próximo domingo, no Circuito de Losail. Será o terceiro final de semana consecutivo de corrida na F-1, incluindo ainda o GP do México, disputado no domingo passado.


Confira a classificação do GP de São Paulo de Fórmula 1:


1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h13min860

2º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 10s496

3º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 13s576

4º – Sergio Perez (MEX/Red Bull), a 39s940

5º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 49s517

6º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 51s820

7º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a uma volta

8º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a uma volta

9º – Fernando Alonso (ESP/Alpine), a uma volta

10º – Lando Norris (ING/McLaren), a uma volta

11º – Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a uma volta

12º – Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo), a uma volta

13º – George Russell (ING/Williams), a uma volta

14º – Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a uma volta

15º – Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a uma volta

16º – Nicholas Latifi (CAN/Williams), a uma volta

17º – Nikita Mazepin (RUS/Haas), a duas voltas

18º – Mick Schumacher (ALE/Haas), a duas voltas

Não completaram a corrida:

Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin)C

Felipe Rosa Mendes.

Interlagos tem público recorde de quase 182 mil pessoas durante GP de São Paulo!

A corrida disputada em Interlagos neste domingo (14) tem várias nuances. Não só a disputa de Hamilton e Verstappen na pista foi notável, com a remontada de Lewis Hamilton de décimo para a vitória, como também os dados de audiência de TV e o público. Foi a maior presença de público da história da Fórmula 1 em Interlagos. De acordo com a informação oficial da pista, 181.711 pessoas estiveram presentes nas arquibancadas nos três dias de fim de semana. 

Após dois anos longe do Brasil, o evento retornou neste ano de nome novo. Foi a primeira edição do evento como GP de São Paulo, não mais GP do Brasil, como foi entre o começo dos anos 1970 e 2019.

Fonte: AFI.

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