Sábado, 20 de novembro de 2021.
Por Agência Futebol Interior.
O programa do clube paulista exige um futebol propositivo e aposta em grande investimento financeiro na contratação de jovens destaques do futebol sul-americano.
Athletico-PR x Red Bull Bragantino: novas forças do Brasil na final da Sul-Americana
A final da Copa
Sul-Americana entre Athletico e Red Bull
Bragantino neste sábado, às
17h, em Montevidéu, marca a consolidação de duas novas forças do futebol
brasileiro. Diferentemente de outros clubes mais tradicionais, que estão
envolvidos em graves crises financeiras e fracassos em campo, paranaenses e
paulistas colhem os frutos de projetos bem estabelecidos.
Os finalistas não
chegaram por acaso à decisão continental. O clube paranaense tem disputado
finais relevantes nos últimos anos: já venceu o título da Sul-Americana em
2018, foi campeão da Copa do Brasil no ano seguinte e, em dezembro, disputará o
bi da competição nacional, contra o Atlético-MG. A gestão do presidente Mario
Celso Petraglia lidera um clube com situação financeira favorável e que
investiu em um projeto a longo prazo, apostando no fortalecimento da
infraestrutura e das divisões de base.
Com o time mais
experiente da final, o Athletico tem em seu elenco atletas mais “rodados”. São
quatro jogadores campeões sul-americanos em 2018 que estão no atual plantel: o goleiro Santos, os zagueiros Thiago
Heleno e Zé Ivaldo, o lateral Márcio Azevedo, além do meia Nikão. O
meio-campista é um dos principais nomes do Athletico no ano, com 10 gols e 12
assistências, e pode se despedir do clube ao fim da temporada. O goleiro
campeão olímpico Santos e o meia uruguaio Terans são outros destaques da equipe.
Quem comanda o time
rubro-negro é o técnico Alberto Valentim, que desembarcou em Curitiba em
outubro para substituir o português Antonio Oliveira com o Athletico já
classificado para a final.
Nas duas partidas
entre as equipes no Brasileirão, os paranaenses venceram por 2 a 0 fora de
casa, e a partida em Curitiba terminou empatada em 2 a 2.
Red Bull Bragantino!
Do outro lado da
final, está um clube que se transformou drasticamente nos últimos anos.
Turbinado pelo investimento financeiro de seu principal patrocinador, subiu à
Série A em 2019, está na quarta posição do Brasileirão e sonha com seu primeiro
título fora do país. Com projeto ambicioso, o clube projeta seguir disputando
mais taças nos próximos anos.
O Red Bull Bragantino
é o resultado de um segundo projeto da Red Bull no país. A empresa de
energético investiu em clubes da Alemanha, Áustria e Estados Unidos, e chegou
ao Brasil em 2007, com o Red Bull Brasil, que fracassou no período de oito
anos.
Em 2019, a Red Bull
foi atrás de um clube da Série B e fechou parceria com o Bragantino em um
acordo em torno de R$ 45 milhões. Logo no primeiro ano, o Bragantino conseguiu
o acesso à primeira divisão. Já em janeiro do ano passado, passou a se chamar
Red Bull Bragantino, viu seu escudo mudar e ganhou a cor vermelha no uniforme,
assim como aconteceu com os outros clubes da empresa.
“Desde o princípio, a
Red Bull focou no investimento em um público adolescente e entendeu que estar
dentro do esporte, com planejamento estratégico e conteúdo, traria ganhos
diversos não apenas de vendas, mas do valor da marca como um todo. Essa
organização e agressividade na capacidade de investir fazem dela uma referência
não apenas de marketing, mas de ganho técnico. O reflexo dos bons resultados
nas equipes que controla, mesmo em pouco tempo, não são por acaso”, explica o
professor de marketing esportivo da ESPM Marcelo Palaia.
O programa do clube
exige um futebol propositivo e aposta em grande investimento financeiro na
contratação de jovens destaques do futebol sul-americano. Esse ano, foram mais
de R$ 100 milhões em reforços.
Com a saída do destaque Claudinho ao Zenit, da Rússia, quem assumiu o
protagonismo do Red Bull foi o meia
Artur, com sete gols e quatro assistências na Sul-Americana. Ele chegou ao
clube ano passado e vive grande ano, sendo decisivo: marcou 17 vezes e deu 14
passes para gol em 53 partidas.
O Red Bull Bragantino divulgou que terá um novo centro de
treinamento, com
previsão de entrega para 2023, e quer transformar o estádio Nabib Abi Chedid em
uma arena para cerca de 20 mil pessoas. Neste sábado, a casa do clube terá
telões para receber até dois mil torcedores que queiram assistir à final da
Sul-Americana.
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