Quinta-feira, 16 de maio de 2024.
Silvio Luiz TINHA 89 anos. Foto: Divulgação / TV Record |
A quinta-feira não está nada boa para o jornalismo esportivo. Além de Antero Greco, comentarista da ESPN, morreu também o lendário narrador Silvio Luiz, aos 89 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Ele estava internado desde 8 de maio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.
PASSOU MAL EM ABRIL
MAIS SOBRE ELE
Sylvio Luiz Perez Machado de Souza, popularmente conhecido como Silvio Luiz, nasceu em São Paulo em 14 de julho de 1934 e foi um dos narradores mais famosos do Brasil, com bordões como “olho no lance”, “pelo amor dos meus filhinhos” e “pelas barbas do profeta”.
Ele começou a carreira na comunicação com a ajuda da mãe, Elizabeth Darcy, que era locutora. Em 1952, o narrador ingressou na Rádio São Paulo para participar de locuções e radionovelas. Em seguida, foi para a TV Paulista, onde começou a jornada na área esportiva como repórter de campo, aos 17 anos.
Já aos 18, Silvio Luiz começou a primeira passagem pela TV Record, e fazia tudo o que aparecesse na emissora. Foi repórter, operador de câmera, apresentador e até ator, quando interpretou o Julinho na primeira versão da novela Éramos Seis.
COPA DO MUNDO DE 1962
Em 1960, rumou para a Rádio Bandeirantes, onde cobriu a Copa do Mundo de 1962, e integrou também a equipe de transmissão do torneio na edição de 1974, naquele que foi o último trabalho como repórter de campo. Em 1976, voltou à TV Record, dessa vez como diretor de programação. Começava, assim, a carreira de Silvio Luiz como narrador.
Ele se revezava na locução das transmissões com Hélio Ansaldo. Pouco depois, Hélio pediu para Silvio assumir todas as narrações das partidas, e o paulistano se tornou o principal narrador da emissora.
Não demorou para que Silvio cativasse o público. Seu jeito irreverente, que unia humor e descontração à informação esportiva, chamava a atenção. As transmissões eram marcadas por bordões como ‘olho no lance’, ‘pelo amor dos meus filhinhos’, ‘pelas barbas do profeta’ e ‘vai mandar lá no meio do pagode’, frases que transcenderam o meio esportivo e ficaram amplamente conhecidas.
OUTROS TRABALHOS
Silvio Luiz também tem passagem pela Rede Bandeirantes, SBT, Rádio Transamérica, Rádio Jovem Pan, RedeTV! e até MTV, onde fez parte do programa RockGol. O narrador já trabalhou na Copa do Mundo de 1978, na Olimpíada de Atlanta-1996 e na Copa do Mundo de 1998.
Nos anos 2000, participou das transmissões da Olimpíada de Pequim-2008, e já narrou também partidas da Série B do Campeonato Brasileiro, do Campeonato Italiano, do Campeonato Inglês, do Campeonato Carioca e do Campeonato Paulista.
ATÉ NO VÍDEO GAME
Silvio Luiz também marcou época nos games, sendo o narrador do Pro Evolution Soccer (PES) durante seis anos, com comentários de Mauro Beting. Fonte: AFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário