Quarta-feira, 26 de julho de 2023.
Da Redação da AFI
Com o fim da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, os 32 times classificados à segunda etapa foram definidos. Porém, com campanhas espetaculares, confira agora os quatro clubes que conquistariam o acesso à Série C, se a competição terminasse em apenas uma fase.
Portuguesa-RJ |
4º LUGAR – PORTUGUESA/RJ
Em disputa acirrada pela última vaga do G4 da Série D, a Portuguesa-RJ conquistaria a posição e seria o quarto time confirmado na divisão acima. Com 29 pontos, a Portuguesa-RJ se classificou à segunda fase em segundo lugar do Grupo 6, após oito vitórias, cinco empates e uma derrota. Na briga do acesso, o time passou o Hercílio Luz-SC, pelo saldo de gols (12 a 11).
Em ascensão, a Portuguesa-RJ teve ótimas campanhas na última temporada, quando chegou às quartas de final da Série D e ficou bem perto do acesso real. Além de jogar a Copa do Brasil pela primeira vez na história. No auge, a Portuguesa-RJ teve duas participações na Série C, entre os anos de 2003 e 2004, porém, desde lá ainda não voltou à divisão.
3º LUGAR – ATHLETIC-MG
Com os mesmos 29 pontos da Portuguesa-RJ, o Athletic de São João Del Rei-MG foi melhor na campanha e ficou com a terceira colocação. O time foi o líder do Grupo 6, após conquistar nove vitórias, dois empates e três derrotas. A classificação foi decida na última rodada da primeira fase com emoção.
Estreante na Série D, o Athletic-MG faz campanha para ficar na história do clube. Com espaço apenas no interior de Minas Gerais, o Athletic-MG entrou no cenário nacional neste ano, quando jogou pela primeira vez a Copa do Brasil e a Série D.
Nacional-AM terminou como líder (Foto: Jhon Lennon) |
2º LUGAR – NACIONAL-AM
Líder do Grupo 1, o Nacional-AM teria vaga garantida na disputa do acesso. O time somou 30 pontos em 14 jogos, sendo nove derrotas, três empates e duas derrotas. O Nacional-AM se classificou à segunda fase com folga na liderança, já que o segundo colocado fez 28 pontos. Sem ameaça, o clube se manteve nas primeiras posições durante toda a primeira fase.
Com foco de voltar ao lugar onde já esteve, o Nacional-AM luta na quarta divisão pelo acesso. O clube teve seis participações na Série B, quando chegou o mais alto que conseguiu. Porém, desde 2001 o clube só caiu entre as divisões. Ainda na história, o Nacional-AM ficou por dois anos sem divisão no Campeonato Brasileiro.
Ferroviário-CE foi o melhor time da 1ª fase da Série D (Foto: Róger Holanda) |
1º LUGAR – FERROVIÁRIO-CE
Invicto, o Ferroviário-CE conquistaria o acesso com rodadas de antecedência. Em ótima campanha, o time somou 36 pontos em 42 possíveis. Ao todo, o Ferroviário-CE teve 11 vitórias e três empates. Isolado na liderança do Grupo A, o clube se classificou sem dificuldade na primeira fase e com enorme vantagem para o segundo colocado da tabela, que terminou com 23 pontos.
Rebaixado da Série C de 2022, o Ferroviário-CE é um dos favoritos em conquistar o acesso. O clube ainda carrega a experiência da divisão, já que foi campeão da Série D em 2018. No auge, o Ferroviário-CE jogou a Série A em seis oportunidades, mas a última participação foi em 1984.
Nenhum comentário:
Postar um comentário