Quinta feira, 25 de novembro de 2021.
Ontem (24) na vitória do Spartak por 2 a 1 em cima do Nápoli, em jogo válido pela quinta rodada da Liga Europa, o potiguar revelado pelo ABC, Ayrton Lucas, que chegou à marca de 100 jogos com a camisa Alvirrubra, se tornando o quinto brasileiro a alcançar tal número, Robson (141), Rafael Carioca (131), Welliton (126) e Ari (113) completam a lista de brazucas com a marca centenária.
Desde dezembro de 2018 na Rússia, quando foi comprado por sete milhões de euros (cerca de R$ 31 milhões na cotação da época) junto ao Fluminense, o lateral esquerdo fez sua estreia em março de 2019 e desde então não saiu mais da equipe, perdendo apenas seis jogos desde então, todos por suspensão.
A regularidade e
disponibilidade do brasileiro se comprova também pelos números. Na temporada de
2019/20 do Campeonato Russo foi o jogador do Spartak com mais dribles na
competição, sendo também o primeiro defensor da lista e o oitavo no geral. Em
2020/21 o número foi ainda melhor, repetiu a liderança entre os defensores e os
atletas da sua equipe e foi o sexto com mais dribles em toda a competição,
sendo eleito para a seleção dos 33 melhores jogadores do campeonato.
Revelado no ABC
|
Quando foi vendido do Fluminense para o Spartak, o ABC teve direito a um valor referente ao mecanismo de solidariedade da FIFA, que vale para os clubes que participaram da formação do atleta em cada transferência internacional. Natural de Carnaúba dos Dantas, no Seridó do Estado, Ayrton Lucas foi comprado pelo empresário Carlos Leite junto ao ABC em outubro 2014 e registrado no Madureira de onde foi emprestado para o Fluminense, onde “estourou” no futebol. O ABC vendeu 70% dos direitos do jogador por algo em torno de 500 mil reais.
Os clubes que participaram da formação do atleta vendido em transação internacional, participam com percentuais que variam de 0,25% até 5%, contando entre as temporadas do 12º ao 23º aniversário do atleta. Ayrton ficou no ABC menos de dois anos.
Ayrton Lucas é só um exemplo de como as bases do ABC, comandadas desde muito tempo por Fred Menezes tem colocado dinheiro no clube.
É fundamental que o
ABC consiga o Certificado de Clube Formador da CBF para estabelecer uma maior
segurança sobre os atletas revelados pelo clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário