Segunda feira, 18 de outubro de 2021.
O mais recente fracasso do América na Série D, eliminado pelo Campinense/PB nos pênaltis, não pode ser atribuído unicamente ao grupo gestor de futebol, formado por Alex Padang, Hermano Morais e Paulinho Freire, que assumiu quando ninguém mais queria, e isso é fato. O presidente Ricardo Valério estava isolado e sem condições de administrar o futebol. Existe parcela de responsabilidade de Renatinho Potiguar e dos jogadores, mas existem outras mais graves anteriores, inclusive ao rebaixamento de 2016.
É preciso que o América se reinvente como clube, como instituição de futebol e que não viva apenas do passado, dos acessos para a Série A e da conquista de uma Copa do Nordeste. O torcedor quer saber da história, mas muito além da história, ele que saber do presente e de qual será o futuro do América Futebol Clube.
O América como um todo precisa de uma renovação, de uma oxigenação. Precisa sair da era dos abnegados e entrar na era da profissionalização como clube de futebol. Não pode eleger um presidente por falta de opções, não é aceitável que determinado conselheiro assuma o comando do clube quase que obrigado, atendendo apelos e promessas de apoio.
Certa vez conversando com o Presidente do CD, José Rocha, ele disse que o América “está pagando uma sentença na Série D” e tem razão o dirigente com tanta história no clube. O problema é que está se transformando em uma sentença perpétua, e que os chamados cardeais não estão conseguindo reverter. E não conseguem reverter justamente em razão do modelo de clube que está ultrapassado.
Quantas renúncias o América acumula nos últimos 10 anos? Quantas outras virão se não mudar o cenário atual? E os reflexos continuarão atingindo frontalmente a principal atividade que é o futebol.
Categoria de bases e Arena ….
Quanto tempo o América
não tem uma categoria de base atuante? O que vem sendo feito em nível de
trabalho de base, na revelação, na negociação, na renovação, na
profissionalização das bases? Respondo sem medo de errar: não está sendo feito
e faz muito tempo, mas tempo mesmo! É um ”me engana que eu gosto” que vou te
contar!
E a Arena José Rocha? Vai ser concluída? O América vai ter como mandar seus jogos lá? Havia a necessidade de investir em um estádio no momento em que investiu?
O problema no futebol do América vai muito além do futebol, é estrutural, e é ele, o problema maior que deve ser atacado para tentar sair desta situação.
Quando chega no fundo do fundo do poço como o América chegou tem que parar e zerar a conta. Por Marcos Lopes / 98 FM Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário