Quinta feira, 09 de julho de 2020.
Fluminense e Flamengo decidiram a Taça Rio com recorde de acessos na internet. (Foto: Lucas Merçon / Fluminense |
A transmissão da final
da Taça Rio entre Fluminense e Flamengo, nesta
quarta-feira, 08/07, no Maracanã, estabeleceu um novo recorde de audiência para
um jogo exibido pela internet no Brasil. No fim do primeiro tempo da decisão,
vencida pelo time tricolor na disputa de pênaltis, por 3 a 2, o seu canal
no YouTube, a FluTV, tinha 2,826 milhões de
acessos simultâneos.
Essa audiência foi
aumentando nos momentos mais importantes da final: no gol de empate do
Flamengo, esse número chegou a 3,235 milhões. Ao fim do tempo
regulamentar, eram 3,379 milhões.
O recorde havia sido
estabelecido há uma semana, durante partida entre Flamengo e Boavista, que
teve 2,2 milhões de acessos simultâneos na FlaTV.
O Flamengo também transmitiu o jogo no seu canal, mas sem exibir imagens da
partida, após um longo imbróglio sobre quem poderia mostrar a partida.
Isso, inclusive, levou
o canal do Flamengo a ter mais público - 1,13 milhão - do que o do Fluminense -
624 mil - ao apito inicial do árbitro, algo que rapidamente se alterou, em uma
"transferência" de audiência ao canal do time tricolor.
Momentos antes do
início do jogo, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) derrubou a
liminar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ), que no fim da tarde
desta quarta-feira havia estabelecido mando de campo compartilhado na decisão.
Com a decisão do STJD, o time tricolor foi o único mandante do jogo e, com
isso, deteve os direitos de transmissão da partida.
A decisão foi do
presidente da corte, Paulo César Salomão Filho, que acatou pedido do Fluminense
"suspendendo os efeitos da decisão proferida pelo TJD-RJ, mantido, pois, o
mando de campo, exclusivamente, em favor do Fluminense, conforme estabelecido
no regulamento da competição".
O imbróglio envolvendo
a transmissão da final da Taça Rio foi longo. O Flamengo chegou a obter o
direito de exibir o jogo com a decisão do TJD-RJ. O clube tricolor era o
detentor do direito de transmissão da final após conseguir o aval da Rede
Globo, que havia rescindido seu contrato para transmissão do torneio após o
Flamengo transmitir a partida diante do Boavista.
Confira como foi a
audiência dos canais de Fluminense e Flamengo no YouTube em momentos-chave da
final
Apito inicial: 624 mil
(FluTV) x 1,130 milhão (FlaTV)
Gol do Fluminense:
2,756 milhões (FluTV) x 297 mil (FlaTV)
Fim do 1º tempo: 2,826
milhões (FluTV) x 295 mil (FlaTV)
Inicio do segundo
tempo: 1,906 (FluTV) x 432 mil (FlaTV)
Gol do Flamengo: 3,235
milhões (FluTV) x 299 mil (FlaTV)
Fim do tempo
regulamentar: 3,379 milhões (FluTV) x 238 mil (FlaTV)
Início da disputa de
pênaltis: 3,175 milhões (FluTV) x 325 mil (FlaTV)
Final da disputa de
pênaltis: 2,708 milhões (FluTV) x 262 mil (FlaTV)
Fonte: Agência Estado
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