Segunda feira, 26 de setembro de 2016.
É comum lermos ou
ouvirmos de jornalistas, radialistas e cronistas esportivos, em geral, que tal
clube não conseguiu sucesso numa determinada temporada por falta de
planejamento...
Eu mesmo já repeti
esse mantra.
Mas ando pensando
sobre o assunto...
Ou melhor, tenho
buscado ser mais crítico comigo mesmo.
Dizer que o fracasso é
resultado da falta de planejamento é o argumento mais fácil para sustentar a
crítica, porém, ninguém conceitua o que venha a ser planejamento...
Todos apontam o
planejamento como solução, mas se questionados, 10 entre 10, definirão
planejamento com palavras clichês.
Dirigentes
profissionais e gente com vasto conhecimento de mercado, são as campeãs...
E é aí que está o nó.
Como remunerar
dirigentes com vasto conhecimento de mercado para compor o quadro de gestores
de um clube de futebol, se a arrecadação é sempre inferior ao necessário?
Como se pode planejar,
passo por passo, meta por meta, se a cobrança por resultados é sempre
implacável?
Nenhum planejamento é
possível se só consegue ver a simplicidade da vitória e da derrota, sem
entender o processo.
Nenhuma meta pode ser
estabelecida se o dinheiro que entra é sempre inferior ao que se precisa para
que as peças se movam.
Por Fernando Amaral (Natal)
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