domingo, 14 de abril de 2024

Disputa pelo Troféu Roberto Dinamite começou no dia do aniversário do craque!

Domingo, 14 de abril de 2024.

Inauguração da Estátua de Roberto Dinamite no Estádio São Januário em 28 de abril de 2022
Créditos: Daniel Ramalho/Vasco da Gama

Neste sábado (13/04), Roberto Dinamite completaria 70 anos. Neste mesmo dia, começou o Brasileirão da Série A de 2024, que, pela primeira vez, contemplará o artilheiro da competição com o Troféu Roberto Dinamite. O jogador que brilhou pela Seleção Brasileira e pelo Vasco faleceu em 8 de janeiro de 2023.

A homenagem a Roberto Dinamite – que será mantida nas próximas edições do Brasileirão - foi sacramentada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, após contatos com o filho do craque, Rodrigo Dinamite.

"O Roberto Dinamite é sinônimo de gol. Ele é um ídolo do nosso futebol. Essa premiação é uma forma de reverenciá-lo e manter o legado dele vivo no nosso futebol', afirmou Ednaldo Rodrigues.

Um ano sem Roberto Dinamite
Créditos: Divulgação
Cada gol valerá mais dinheiro

Além do Troféu Roberto Dinamite, o artilheiro da Série A de 2024 receberá uma premiação em dinheiro, que só será definida no final do campeonato. A conta começará com R$ 100 mil, mas cada gol marcado pelo artilheiro somará R$ 5 mil ao prêmio. O clube a que pertencer o goleador também será agraciado com um troféu que terá menção a Roberto Dinamite.

Filho de Roberto Dinamite, Rodrigo Dinamite em visita recente à CBF
Créditos: Fabio Souza/CBF

O craque é o maior artilheiro da história do Brasileirão, com 190 gols. Ele tem outras marcas relevantes – é o principal goleador do Campeonato Carioca, pelo qual fez 284 gols, e o jogador que mais gols marcou em São Januário: 184.

Roberto Dinamite lidera ainda a artilharia da história do Vasco – é autor de 708 gols com a camisa do clube carioca.

Roberto Dinamite com a camisa da Seleção Brasileira
Créditos: Divulgação

Dinamite defendeu a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1978 e 1982. Pela equipe, fez 25 gols em 47 jogos. Fonte: Site da CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário