Segunda-feira,16 de outubro de 2023
As imagens de Ítalo Ferreira com o eclipse solar
O surfista potiguar Ítalo Ferreira publicou nas suas redes sociais um ensaio fotográfico feito durante o eclipse solar, de ontem. Um momento raríssimo e de pura poesia.
Nas fotos, Ítalo Ferreira aparece com a prancha em vários momentos do eclipse solar.
As fotos foram feitas em Baía Formosa, cidade de Ítalo Ferreira.
A foto levou cerca de cinco segundos e foi tirada por Marcelo Maragni por volta das 16h40 (de Brasília). O fotógrafo teve uma única tentativa e precisou ajustar sua posição para fazer eternizar o exato momento em que a Lua fica entre a Terra e o Sol.
“Esse foi um projeto mais que especial para mim, fiquei muito feliz de aqui no Rio Grande do Norte a gente ter a melhor visão do eclipse e de ter sido abençoado com essa foto que a gente vem trabalhando há meses para que ficasse perfeita. Hoje quando saí de casa tinham muitas nuvens no céu e eu fiquei um pouco apreensivo, mas quando chegamos na pedra que seria o ponto perfeito calculado o tempo limpou. E quando começou o eclipse conseguimos fazer a foto que, na minha opinião, é provavelmente uma das melhores fotos que alguém já fez durante um eclipse. Estar vivendo esse momento é surreal e muito simbólico, principalmente porque representa um dos arcos olímpicos e me lembra o quão especial foram às Olimpíadas para mim” declarou Ítalo Ferreira.
O eclipse solar desse sábado
O eclipse anular do sol de ontem foi visto em todo Brasil. A lua vai cobriu a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda. O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, transmitiu em tempo real o eclipse em evento virtual O Céu em sua Casa: Observação Remota, que é uma opção para que as pessoas acompanhem o fenômeno com segurança.
O fenômeno é diferente de um eclipse total, quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. O Observatório Nacional aponta que o eclipse anular ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, e nesse momento a Lua aparece menor, o que permite que este anel seja visível no eclipse. Fonte: Agorarn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário