quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Ainda dá para Neymar? Jogadores com 29 anos ou mais foram 11 vezes o melhor do mundo!

Quinta feira, 17 de dezembro de 2020.

Craque brasileiro fica fora de premiação outra vez, mas história mostra que é possível para atacante do PSG. Cristiano Ronaldo e Messi melhoraram números quando chegaram perto dos 30 anos

Por Daniel Mundim — ge / Rio de Janeiro.

Neymar não escondeu sua frustração por estar fora do trio final da premiação de melhor do mundo da Fifa. Brincou que tentaria o basquete. Pensou em virar gamer. Mas é possível dizer que o histórico recente do prêmio e o desempenho do brasileiro em campo alimentam o sonho do atacante do PSG conquistar o feito atingido por Lewandowski nesta quinta.

 

Neymar, em ação pelo PSG: atacante ficou na nona posição da eleição da Fifa.
Foto: Aurelien Meunier/PSG via Getty Images

Neymar completa 29 anos no próximo dia 5 de fevereiro. Caso seja melhor do mundo, ele seria o brasileiro mais velho a levar o prêmio. Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká eram mais novos quando ganharam (veja mais abaixo). 

Das 30 edições da cerimônia, apenas 11 vezes jogadores com 29 anos ou mais foram vencedores. No entanto, essa é a realidade desde 2016, com Cristiano Ronaldo, Modric, Messi e Lewandowski. 


 

Ainda dá tempo de o Neymar conquistar esse troféu, mas é claro, com o passar das temporadas, as chances dele vão diminuindo um pouco. Porém, ele ainda está na sua melhor forma fisicamente e também na técnica, então quem sabe se esta vai ser a sua temporada.

— Rivaldo, melhor do mundo em 1999.

Conquistaram, pela primeira vez, o prêmio de melhor do mundo com 29 anos ou mais o alemão Lothar Mattäus, o liberiano George Weah, o português Luís Figo, o italiano Fabio Cannavaro, o croata Modric  e, por último, o polonês Lewandowski. Se conseguir na próxima edição, Neymar seria o sétimo.

Desde que chegou ao futebol europeu, em 2013, o brasileiro do PSG esteve no Top-3 da eleição da Fifa duas vezes: em 2015 e em 2017. Foi o quinto em 2013, sétimo em 2014, quinto novamente em 2016, ficou fora da lista dos 10 primeiros em 2018 e 2019 e nono colocado neste ano.

Cristiano e Messi mostram que há muito pela frente

As carreiras de Cristiano Ronaldo e Messi, que impuseram uma era na premiação entre 2008 e 2017, dão bons sinais a Neymar. Ambos melhoraram seu desempenho a partir dos 28 anos. E o brasileiro apresenta performance (com gols e assistências) semelhante ao deles até essa idade.

Veja as comparações:

Cristiano Ronaldo faz aniversário no mesmo dia que Neymar, 5 de fevereiro. A melhor fase do português foi partir da temporada na qual ele completou 29 anos, em 2013/14, o que equivale ao atual estágio para o atacante brasileiro. O português conquistou quatro de suas cinco Champions, a Eurocopa e a Liga das Nações por Portugal e três de suas cinco Bolas de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário