Quarta feira, 08 de fevereiro de 2017.
Representantes dos
clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram na sede da Confederação
Brasileira de Futebol (CBF) para discutir, junto ao diretor de Assuntos
Internacionais da entidade, Vicente Cândido, iniciativas voltadas para a
internacionalização do futebol brasileiro – o que envolve Seleção Brasileira e
os campeonatos organizados pela CBF.
A reunião foi aberta
por Vicente Cândido e pelo secretário-geral Walter Feldman, onde foi
compartilhado o diagnóstico do futebol brasileiro no cenário internacional. Em
comum acordo, os presentes se manifestaram a favor da elaboração de um plano
estratégico para ocupar espaços econômicos e ampliar a marca fora do Brasil.
– Tendo em vista o
potencial do futebol brasileiro não explorado, é de fundamental importância a
estruturação de uma área capaz de identificar, planejar, executar e monitorar
as iniciativas voltadas para essa internacionalização. Então, estamos aqui
semeando esperança de que o futebol brasileiro venha ocupar o devido espaço no
cenário internacional, do ponto de vista lúdico, emblemático, da beleza que o
Brasil sempre soube produzir, mas também do ponto de vista econômico, para que
traga também dividendos para o futebol brasileiro – destacou Vicente Cândido.
Uma das iniciativas é
estudar as possibilidades de transmissão das competições, assim como jogos da
Seleção Brasileira, em emissoras do exterior.
– Vemos como grande
alternativa divulgar o futebol brasileiro por meio das televisões de outros
países. Então, colocar o Brasil nas transmissões internacionais é fundamental –
observou Walter Feldman.
Entre os assuntos
levantados na reunião, estão elaborações de medidas de fortalecimento econômico
para o futebol, fortalecer ainda mais produtos com nossas marcas para o mercado
externo. Seguir o mapeamento dos produtos reconhecidos como marca do Brasil no
exterior (gastronomia, atletas, artistas membros e não membros de governo,
seleções brasileiras e seus membros), e a ampliação de horários de dias e
horários de jogos, de modo que atendam a diversos continentes.
Após os debates, foram
criados dois grupos de trabalho para dar sequência ao projeto de internacionalização.
O de novas receitas (onde serão pesquisadas medidas que alcancem os objetivos
propostos) e o de transmissão (para estudo de calendário, roteiro e logística).
Novas reuniões já foram agendadas, assim como encontros com governantes –
brasileiros e estrangeiros – e responsáveis por emissoras de televisão do
exterior.
Fonte: Site da CBF
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