Segunda feira, 15 de fevereiro de 2016.
O Esporte Interativo,
canal do grupo Turner, emitiu nota oficial nesta segunda-feira para enfim
comentar as negociações com diversos clubes para transmitir em TV fechada o
Campeonato Brasileiro a partir de 2019. A empresa diz que propõe um aumento de
até 9 vezes no valor que os times recebem no contrato com a SporTV, que
historicamente transmite a competição.
“Nossa proposta
representa para os clubes um aumento de mais de nove vezes em relação à sua
receita atual de TV fechada, o que vai abrir a possibilidade de os clubes
fazerem investimentos significativos e se fortalecerem ainda mais”, diz o
comunicado do Esporte Interativo.
O canal faz questão de
ressaltar que “os clubes que aceitarem nossa proposta de TV fechada não terão
qualquer redução de receita em seus contratos atuais de TV aberta ou pay per
view”, uma vez que os contratos são independentes entre si.
O Esporte Interativo
já superou a ESPN para adquirir os direitos de transmissão da Liga dos Campeões
da Europa na atual e na próxima temporadas. O canal teve dificuldades de entrar
no pacote das principais operadoras de TV paga no Brasil (Sky e Net) e precisou
transmitir partidas nos canais dedicados a filmes e séries do grupo Turner.
Nos últimos anos
também chegou ao Brasil o canal Fox Sports, que tirou do SporTV os direitos de
transmissão da Copa Libertadores. O canal do grupo Globosat até readquiriu o
direito de passar algumas partidas, mas em contrapartida cedeu direitos
parciais sobre o Brasileirão e a Copa do Brasil.
Canal fechado
Todas essas
negociações não envolveram a transmissão em canal aberto. A Globo segue
detentora dos direitos sobre a Libertadores, o Brasileirão, a Copa do Brasil e
a própria Liga dos Campeões, repassando partidas para parceiros – atualmente, a
Band.
O canal carioca,
entretanto, tem sido alvo de críticas porque, negociando individualmente com os
clubes desde o fim do Clube dos 13, fez disparar a discrepância entre o que
recebem Corinthians e Flamengo na comparação com outros clubes grandes do País.
Por isso, o Esporte
Interativo diz que a divisão das receitas entre os clubes que fecharem acordo
se dará nos moldes da Premier League (liga que organiza o Campeonato Inglês),
“baseada no princípio do equilíbrio e do mérito, que julgamos ser um sistema
que favorece o desenvolvimento do futebol brasileiro como um todo”.
No seu comunicado, o
Esporte Interativo promete chamar as “arenas e seus times por seus nomes” (a
Globo trata o Red Bull Brasil por RB Brasil), exibir marcas dos patrocinadores
dos clubes e dos estádio e transmitir um número mínimo de jogos de cada time.
“Acreditamos que a
força do futebol brasileiro está espalhada por todas as regiões e torcidas do
País”, diz o Esporte Interativo, que tem um canal exclusivo para o Nordeste e
transmite a Copa do Nordeste.
Por Estadão Conteúdo
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