18-04-2010
O grito que estava preso na garganta dos botafoguenses há três anos finalmente ecoou no Maracanã, na tarde deste domingo. Após amargar três vice-campeonatos consecutivos, o Botafogo conquistou o título do Carioca, após bater o Flamengo, por 2 a 1, na decisão da Taça Rio.
Como também havia conquistado o título da Taça Guanabara, o Alvinegro levanta a taça antecipadamente, sem a necessidade da grande decisão. Este foi o 19º título carioca do Bota, que continua atrás do Fla, que tem 31; o Fluminense, com 30; e o Vasco, com 22.
O resultado também coloca fim a uma grande hegemonia rubronegra. O time da Gávea defendia uma série de três conquistas, todas em cima do Botafogo. Neste período, foram várias as gozações sofridas pelos alvinegros, que eram constantemente entitulados de "chororô". Agora o choro é da urubuzada com império do amor e tudo.
Louco Abreu marca o gol do título e comemora.
Goleiro Jeferson, defende pênalti cobrado por Adriano.
Duelo digno de um clássico
Como todo bom clássico, principalmente em se tratando de Flamengo x Botafogo, o jogo começou em um ritmo alucinante e, é lógico, bastante nervoso. Embalado por sua torcida, que era maioria no Maraca, o Rubronegro tentou impressionar no início, com ataques comandados por Vágner Love e Adriano.
Quem chegou primeiro com perigo ao ataque, contudo, foi o Bota. Aos sete minutos, após levantamento na área, o zagueiro Antônio Carlos desviou de cabeça, mas o goleiro Buno defendeu. Nos minutos seguintes, porém, o jogo ficou muto truncado e o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca chegou a distribuir quatro cartões amarelos.
E foi justamente em uma dessas faltas que saiu o primeiro gol do jogo. Após escanteio cobrado da esquerda, o zagueiro Fábio Ferreira foi puxado na área pelo zagueiro Ronaldo Angelim. O juiz não pestanejou e anotou pênalti ao Alvinegro. Na cobrança, aos 23, o atacante Herrera bateu no meio do gol e marcou.
Após o gol, o Fla assumiu as rédeas do jogo, mas esbarrou em uma marcação eficiente do Fogão. Foram diversas tentativas inúteis de chegar à meta de Jéfferson, quase todas buscando o jogo aéreo com Adriano.
Após tanto insistir, a tática deu certo na marra. Aos 44, o meia Michael cruzou da direita e Adriano resvalou de cabeça. O zagueiro David apareceu na segunda trave e cabeceou em direção ao gol. Jéfferson espalmou e, na sobra, Vagner Love apenas empurrou para o fundo do gol.
E deu Fogão!
Na segunda etapa, os dois times voltaram em um ritmo ainda mais intenso. Até porque o empate não resolveria a vida de ninguém. Flamengo e Botafogo se alternaram no ataque, mas quem criou a primeira boa chance foram os alvinegros. Aos 15, Herrera recebeu na área e bateu de virada. A bola passou perto da trave direita do gol de Bruno e saiu pela linha de fundo.
A história do jogo, contudo, começou a ser mudada aos 25 minutos. Após cobrança de falta na área, o chileno Maldonado segurou Herrera na área e foi expulso. Na cobrança do pênalti, o uruguaio Loco Abreu bateu com categoria e a bola bateu na trave antes de entrar.
O segundo gol explodiu o lado alvinegro de alegria e a festa da torcida botafoguense tomou conta do Maraca. Mesmo com um a menos, o Fla ainda conseguiu pênalti polêmico, aos 30 minutos. No lance, Herrera acabou expulso po reclamação. Na cobrança, porém, Adriano bateu e Jéfferson fez defesa incrível.
Os últimos minutos foram marcados por muita garra de ambas as partes. O Bota se fechou na defesa, tentando sair nos contra-ataques. Os rubronegros saíram para o tudo ou nada. Apesar disso, o placar não sofreu alteração.
Ficha Técnica
Jogo: Flamengo 1 x 2 Botafogo
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca
Renda: R$ 1.677.565,00.
Público: 50.303 pagantes.
Cartões Amarelos: Bruno, Ronaldo Angelim, Toró, Maldonado, Vágner Love, Vinícius Pacheco, Rodrigo Alvim, David e Willians (Flamengo); Somália, Renato Cajá, Alessandro, Túlio Souza, Fábio Ferreira, Leandro Guerreiro e Fahel (Botafogo)
Cartão Vermelho: Maldonado (Flamengo)
Gols: Vágner Love aos 44'/1T (Flamengo); Herrera aos 23'/1T e Loco Abreu aos 26'/2T (Botafogo)
Flamengo
Bruno; Léo Moura (Petkovic), David, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Maldonado, Toró (Vinícius Pacheco), Willians e Michael (Fierro); Vagner Love e Adriano.
Técnico: Andrade
Botafogo
Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Somália, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Caio), Renato Cajá (Edno) e Alessandro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana - Fonte: FI
Nenhum comentário:
Postar um comentário