quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Cruzeiro 0 x 1 Democrata - Cabuloso é barrado na estreia de Gerson

Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026.

No último encontro entre as equipes, na última temporada, o time de Governador Valadares também havia vencido, por 2 a 1.

Gerson fez seu primeiro jogo pelo Cabuloso - Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro

O time principal do Cruzeiro amargou, na noite desta quinta-feira (22), sua primeira derrota na temporada. O time comandado por Tite voltou ao Mineirão para encarar o Democrata VG, no fechamento da quarta rodada do Campeonato Mineiro, e mesmo com a festa pela estreia de Gerson, não conseguiu produzir e acabou derrotado por 1 a 0.

Curiosamente, no último encontro entre as equipes, na última temporada, o time de Governador Valadares também havia vencido, por 2 a 1, também pelo Campeonato Mineiro.

Com o resultado, o Cruzeiro se manteve em seis pontos e na liderança do Grupo C, com dois de vantagem para o terceiro colocado Itabirito. Do outro lado, o Democrata foi a sete e subiu para o segundo lugar do Grupo A, abrindo três do Atlético-MG.

PRÓXIMOS DESAFIOS

Sem tempo a perder, o Cruzeiro já se prepara para seu primeiro grande desafio na temporada, onde neste domingo (25), vai até à Arena MRV para encarar o Atlético-MG, às 18h. Pouco depois, às 20h, é a vez do Democrata visitar o Tombense, no estádio Antônio Guimarães de Almeida.

Savarino é o último do 'quarteto mágico' a deixar o Botafogo.

Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026.

Thiago Almada, Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus foram campeões da Libertadores com o Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

"O último a sair apague a luz". A iminente saída de Savarino do Botafogo dá ponto final a qualquer representação do incrível ataque do Glorioso em 2024, ano das conquistas do Brasileirão e da Libertadores. O camisa 10 foi o último a deixar o clube e deixará saudade no coração do torcedor alvinegro.

Primeiro Thiago Almada e Luiz Henrique, ambos no início de 2025, depois Igor Jesus no segundo semestre e agora Savarino, nos primeiros momentos da primeira janela de 2026. Os quatro encantaram com a camisa alvinegra e foram peças-chave na virada de chave do Glorioso na retomada ao protagonismo.

Somados, os quatro entregaram ao Botafogo o mais alto nível da história recente. Difícil será ver no clube da estrela solitária uma engrenagem que dê tão certo como esta.

Savarino e sua identificação com o Botafogo

Savarino fez história com a camisa 10 do Botafogo.
 (Foto: André Fabiano/Código19/Gazeta Press)

O caso de Savarino é o de maior peso. Inicialmente jogador tratado como inegociável que, mesmo com sondagens de clubes do exterior na temporada passada, se recusou a deixar o Rio de Janeiro. O venezuelano caiu nas graças da torcida e recebeu até um mosaico no Nilton Santos em sua homenagem.

Ainda que o 2025 não tenha sido perto do nível de intensidade e qualidade, o camisa 10 estava nos planos da comissão técnica de Martín Anselmi, que foi só elogios em sua apresentação. Savarino havia recusado proposta do Fluminense, mas voltou atrás para defender o rival em um contrato válido por quatro temporadas.

Pela segunda vez no ano, o Botafogo perde um líder — antes, Marlon Freitas havia pedido para ser negociado com o Palmeiras. Isso passa muito pelo planejamento da SAF, sua visão sobre prioridades no elenco e o momento financeiro. Sai Savarino, afirmado e identificado, e chega Wallace Davi, jovem de 18 anos a construir sua trajetória.

Savarino chegou ao Glorioso no início de 2024 após passagem pelo Real Salt Lake, dos Estados Unidos, e foi um dos destaques nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores. Foram 103 jogos com 20 gols e 19 assistências em duas temporadas pelo Alvinegro. Fonte: lance.com

Placar Esportivo: RESULTADOS desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2025.

Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026.

FUTEBOL NO BRASIL

COPA SÃO PAULO JÚNIOR: SEMIFINAIS – JOGO ÚNICO

Grêmio 2 x 3 Cruzeiro – Cruzeiro Finalista. 

ESTADUAIS:

PAULISTÃO SÉRIE A1: 1ª FASE – 4ª RODADA

Noroeste 1 x 1 Capivariano
São Paulo
2 x 3 Portuguesa
Mirassol
0 x 0 Red Bull Bragantino
Ponte Preta 0 x 1 São Bernardo

CARIOCA: TAÇA GUANABARA – 3ª RODADA

Maricá 1 x 2 Bangu
Botafogo
1 x 0 Volta Redonda
Flamengo
1 x 0 Vasco

GAÚCHO: 1ª FASE – 4ª RODADA

Guarany 0 x 2 Grêmio
Internacional
2 x 0 Inter de Santa Maria
São Luiz 1 x 0 Novo Hamburgo
Avenida 3 x 0 Ypiranga

MINEIRO: 1ª FASE – 4ª RODADA

Betim 0 x 2 URT
Tombense 0 x 1 North
Pouso Alegre 3 x 4 Athletic
Uberlândia 0 x 1 Itabirito
América 1 x 1 Atlético

ALAGOANO: 1ª FASE – 4ª RODADA

Penedense 0 x 2 CSE
Murici 0 x 1 CSA
CRB 1 x 0 Cruzeiro
ASA 2 x 0 Coruripe

BAIANO: 1ª FASE – 4ª RODADA

Vitória 4 x 0 Juazeirense

BRASILIENSE: 1ª FASE – 3ª RODADA

Paranoá 1 x 0 Brasília
Brasiliense 0 x 0 Sobradinho
Ceilândia 3 x 0 ARUC
Capital 0 x 1 Real Brasília
Gama 0 x 0 Samambaia

CAPIXABA: 1ª FASE – 3ª RODADA

Porto Vitória 0 x 0 Forte
Rio Branco 0 x 1 Vitória

CATARINENSE: FASE DE GRUPOS – 5ª RODADA
Joinville 0 x 1 Carlos Renaux
Brusque1 x 1 Santa Catarina
Avaí 1 x 1 Chapecoense

CEARENSE: 1ª FASE – 5ª RODADA

CEFAT/Tirol 1 x 4 Ceará
Floresta
1 x 1 Iguatu

GOIANO: 1ª FASE – 4ª RODADA

Goiás x Centro-Oeste. (1 a 0 parcial). Adiado devido a chuva. O 2º tempo da partida será realizado nesta quarta-feira, 22/01, a partir das 16 horas.

Anapolina 2 x 0 Crac

Abecat 1 x 0 Goiatuba

Jataiense 3 x 1 Atlético

MARANHENSE: 1ª FASE – 4ª RODADA

Tuntum 0 x 0 Imperatriz
Maranhão 1 x 0 ITZ Sport
Moto Club 0 x 0 Sampaio Corrêa

MATO-GROSSENSE: PRIMEIRA FASE – 4ª RODADA

Operário de Várzea Grande 0 x 2 Chapada
Luverdense 0 x 2 Mixto
Cuiabá 0 x 1 Sport Sinop

PARAIBANO – 1ª FASE – 2ª RODADA

Confiança 0 x 1 Botafogo de João Pessoa
Atlético de Cajazeiras 1 x 0 Esporte de Patos
Serra Branca 2 x 1 Sousa

PARANAENSE: 1ª FASE – 5ª RODADA

Foz do Iguaçu 3 x 2 Cianorte
Operário 2 x 1 FC Cascavel
Coritiba
0 x 1 São Joseense

PERNAMBUCANO: 1ª FASE – 4ª RODADA

Vitória 0 x 2 Maguary
Sport
5 x 0 Decisão
Retrô
1 x 0 Santa Cruz

RONDONIENSE: 1ª FASE – 2ª RODADA

Barcelona 2 x 3 Porto Velho
Guaporé 2 x 0 União Cacoalense
Rondoniense 2 x 0 Genus

SERGIPANO: 1ª FASE – 3ª RODADA

América 2 x 0 Atlético Gloriense
Itabaiana 0 x 1 Sergipe
Confiança 0 x 0 Falcon
Lagarto 2 x 0 Guarany

FUTEBOL NA EUROPA:

LIGA DOS CAMPEÕES: 1ª FASE – 7ª RODADA

Galatasaray 1 x 1 Atlético de Madrid
Qarabag 3 x 2 Eintracht Frankfurt
Atalanta 2 x 3 Athletic Bilbao
Bayern de Munique
2 x 0 Saint-Gilloise
Chelsea
1 x 0 Pafos
Juventus
2 x 0 Benfica
Olympique de Marselha
0 x 3 Liverpool
Newcastle 3 x 0 PSV
Slavia Praga
2 x 4 Barcelona

CARICOCA: Com um jogador a menos, Vasco perde para o Flamengo por 1 x 0.

Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026.

Carrascal bateu firme no canto esquerdo de Léo Jardim.
Foto: Adriano Fontes – CRF

Os titulares do Flamengo voltaram a campo após somente nove dias do início da pré-temporada para dar alívio momentâneo ao time, então lanterna do Grupo B do Carioca. Aproveitando a expulsão de Barros, aos quatro minutos do segundo tempo, a equipe rubro-negra venceu o clássico diante do Vasco por 1 a 0 no Maracanã, gol de Carrascal, e saiu da incômoda faixa contra o rebaixamento.

Depois de três tropeços e apenas um ponto somado, ganhar era obrigação no Maracanã, mesmo diante de um oponente complicado e de olho na liderança de sua chave. Os titulares flamenguistas, ainda carentes de ritmo, mostraram domínio e o desencanto foi celebrado.

Flamengo ainda está pressionado!

Nada de alívio, porém. Mesmo em terceiro da chave, agora com quatro pontos, o Flamengo sabe que ainda corre riscos de eliminação pelo fato de todos os adversários abaixo na tabela terem jogos a menos e três pontos somados. Desta maneira, a pressão por triunfo se repetirá no clássico com o Fluminense, agendado para domingo – fecha a fase contra o Sampaio Corrêa.

O clima antes de a bola rolar no festivo Maracanã foi de harmonia, com Fernando Diniz e Filipe Luís trocando caloroso abraço na beira do campo e jogadores cumprimentando amigos das comissões técnicas adversárias.

Em campo, times titulares sem seus principais nomes de 2025. O Vasco perdeu os atacantes Vegetti e Ryan, enquanto o Flamengo não contava com o astro Arrascaeta, além de Jorginho (extraiu um dente), além de ter o artilheiro Pedro apenas na reserva. A novidade era o estreante Vitão, na defesa.

Reforçadas, as equipes tinham objetivos distintos, apesar de só a vitória interessar para ambas. Triunfar significava assumir o topo do Grupo A ao Vasco, enquanto o Flamengo só deixaria a lanterna do Grupo B caso vencesse, o que prometia um jogo intenso e ofensivo.

Jogo Flamengo 1 x 0 Vasco

Local: Maracanã

Taça Guanabara -3ª Rodada

Data: 21/01/26 – Horário: 21h30

Cartão amarelo: Emerson Royal e Eric Pulgar (Flamengo).

Cartão vermelho direto: Barros, do Vasco da Gama, aos quatro minutos do 2º tempo.

Gol: Carrascal, aos 23 minutos do 2º tempo.

EQUIPES:

FLAMENGO – Rossi; Emerson Royal, Vitão, Léo Pereira e Daniel Sales (Alex Sandro); Eric Pulgar (Léo Ortiz), Evertton Araújo e Carrascal (Luiz Araújo); Plata, Everton Cebolinha (Samuel Lino) e Bruno Henrique (Pedro). Técnico: Filipe Luís.

VASCO - Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta (Valdivia), Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Tiago Mendes (JP) e Philippe Coutinho (David); Nuno Moreira (Tchê Tchê), Andrés Gómez e GB (Hugo Moura). Técnico: Fernando Diniz. Fonte: Agência Estado via AFI