segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

América de Natal elimina Sport nos pênaltis e vai para terceira fase da Copinha

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026.

Goleiro Anthony defende cobrança de Samuel Pires e Cauã Wendel, do Sport, também erra debaixo de muita chuva, em Bálsamo.

O América-RN eliminou o Sport na noite desta segunda-feira e garantiu a classificação inédita para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. Debaixo de muita chuva na cidade de Bálsamo, o Alvirrubro venceu por 7 a 6 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.

O goleiro Anthony defendeu a cobrança de Samuel Pires e foi um dos heróis do América. Cauã Wendel, do Sport, desperdiçou a oitava penalidade e Juninho garantiu a vitória americana no Estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira.

O América alcança a melhor campanha da história do clube na Copinha - o Alvirrubro nunca havia passado da segunda fase - e vai enfrentar o Mirassol, que eliminou o Goiás nos pênaltis.

O jogo

O América foi mais presente no ataque. Vinícius teve boa oportunidade pela esquerda, mas foi travado pela defesa rubro-negra. Em outro momento, após escanteio, o goleiro Davi salvou o Sport nas tentativas de Pedrão e Brenno. Pouco depois, Caio foi lançado e finalizou com força para nova intervenção de Davi. Netinho também teve outra chance, mas mandou por cima. Quando o Sport conseguiu levar perigo, o goleiro Anthony, do América, se antecipou bem e evitou que Ruan completasse para as redes. Samuel Pires também assustou no fim do primeiro tempo. 

O Leão voltou melhor na segunda etapa e quase abriu o placar com Ruan, de cabeça. Na sequência, Samuel Pires cruzou da direita e Samuel Sousa bateu para Anthony segurar. O América foi mais eficiente. Aos 20 minutos, Caio avançou com a bola e finalizou para defesaça de Davi. No lance seguinte, após novo lançamento de Cauê, Caio apareceu antes de Davi e desta vez não desperdiçou. Em contra-ataque, Lima teve a bola para ampliar, mas Davi defendeu. O Sport não desistiu e empatou o jogo no apagar das luzes. Aos 42 minutos, Samuel Pires cobrou escanteio e João Henrique cabeceou no ângulo.

Nas penalidades

Durante a rodada das cinco primeiras cobranças, Brenno, do América, acertou o travessão. O goleiro Anthony defendeu a cobrança de Samuel Pires, do Sport. Nas batidas alternadas, Cauã Wendel isolou e Juninho converteu para garantir a vitória americana.

Márcio, Lima, Gustavo, Jadson, Pedrão, Cauê e Juninho marcaram para o América. Samuel Sousa, Rafael de Jesus, Thiaguinho, Fernandinho, João Henrique e Matheus Lacort fizeram para o Sport.

Botafogo segura Savarino após negociação com Fluminense esfriar.

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026.

Botafogo garantiu a permanência do meia Savarino para a temporada 2026, após o Fluminense desistir da negociação pelo venezuelano. O clube carioca estava aberto a tratar a saída do camisa 10, mas as conversas esfriaram e o jogador segue no Nilton Santos.

A negociação previa uma compensação financeira ao Botafogo e a chegada do volante Wallace Davi, de 18 anos, do Fluminense.

No entanto, o Tricolor das Laranjeiras optou por encerrar a tratativa, e Savarino não chegou a se posicionar oficialmente sobre a possibilidade de transferência. O atleta, inclusive, já se reapresentou ao elenco alvinegro.

TRANSFER BAN

momento financeiro do Botafogo, punido com transfer ban, obriga o clube a readequar sua folha salarial e abrir conversas por propostas vantajosas. Situação semelhante ocorreu no fim de 2025, quando Marlon Freitas foi negociado com o Palmeiras.

A diretoria entende que, caso surja uma oferta interessante, Savarino pode ser liberado, ficando a decisão final nas mãos do meio-campista.

Apesar de já ter despertado interesse de São Paulo, Corinthians e Grêmio, Savarino demonstra foco na adaptação de sua família ao Rio de Janeiro.

Em nenhum momento comunicou à diretoria se aceitaria vestir a camisa do Fluminense, que acabou desistindo antes de receber uma resposta.

CAMPEONATO CARIOCA

A aproximação do Fluminense começou no início de 2025, com consulta pelo jogador. Durante as conversas, ficou acertado que o Botafogo receberia uma quantia em dinheiro e Wallace Davi, enquanto o meia iria para o rival.

Savarino, porém, estava na Venezuela durante a invasão dos Estados Unidos ao país, o que atrasou sua volta ao Brasil para a reapresentação no clube.

Após deixar a Venezuela, Savarino passou pelo Panamá e chegou ao Rio em 7 de janeiro, sem tratar do seu futuro com os dirigentes.

O advogado do jogador chegou ao Brasil para conversar sobre os rumos da negociação, mas, até domingo, Savarino não definiu se aceitaria ou não a proposta. Diante disso, o Fluminense decidiu sair da jogada.

O Botafogo estreia no Campeonato Carioca na quinta-feira, diante da Portuguesa, no Luso Brasileiro, às 19h00. Fonte: AFI

Afrânio Aurélio é eleito novo presidente do Aero Clube de Currais Novos!

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026.

 

Afrânio Aurélio, no centro .Foto: Anthony Medeiros

O acariense e professor de Educação Física Afrânio Aurélio foi eleito, nesta sexta-feira (9), o novo presidente do Aero Clube de Currais Novos, um dos mais tradicionais e reconhecidos clubes sociais da região do Seridó.

Afrânio assume o comando da instituição para o biênio 2026/2027, tendo como vice-presidente Sérgio Henrique, ex-vereador do município. O Aero Clube era presidido por Lucemário Gomes, que esteve à frente da entidade por mais de dez anos.

A chegada de Afrânio à presidência gera grande expectativa entre os associados, especialmente pela possibilidade de retomada do crescimento esportivo do clube, que viveu seu auge nas décadas de 1970 e 1980, sendo referência em diversas modalidades.

A nova diretoria eleita é composta por: 

Afrânio Aurélio (presidente), 

Sérgio Henrique (vice-presidente), 

Gilson Freire de Araújo (1º tesoureiro), 

Miller Donizette Cavalcante Silveira (2º tesoureiro), 

George Kelly (1º secretário) e Adegilmar Machado da Nóbrega (2º secretário), além dos membros do Conselho Fiscal e seus suplentes.

Fonte: Terradaxelita 

Futebol do RN: Escala de Arbitragem para a 2ª rodada do Campeonato Estadual 2026.

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026. 

A Comissão de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN) divulgou a escala de arbitragem dos jogos da 2ª rodada do Campeonato Potiguar 2026.

Dia 14/01 – Quarta-feira

15h00 – Laguna x QFC
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal.
Árbitro: Diego Leonardo de Lima Santana Coutinho - CBF
Assistente 1: João Henrique Queiroz da Silva - CBF
Assistente 2: Débora Rayane Fernandes Martins - CBF
4ª Árbitro: Silvânia de Moura Rodrigues - CEAF

19h30 Potyguar/CN x Santa Cruz de Natal
Local: Estádio Coronel José Bezerra, em Currais Novos.
Árbitro: João Pedro Pereira Rangel - CEAF
Assistente 1: Edilene Freire da Silva - CBF
Assistente 2: David Katson Bezerra de Oliveira - CEAF
4º Árbitro: Felipe Higor Martins Coutinho - CEAF

20h00 – Potiguar/M x ABC
Local: Estádio “O FIÃO”, em Serra do Mel.
Árbitro: José Magno T. do Nascimento - CBF
Assistente 1: Matheus Lacerda Lemos - CBF
Assistente 2: João Luiz Pinheiro Dionísio dos Anjos - CBF
4º Árbitro: Arthur Clébio Rezende do Nascimento- CEAF

15/01 – Quinta-feira

20h00 – Globo FC x América
Local: Estádio “BARRETÃO”, em Ceará-Mirim.
Árbitro: Moisés Estevão de Moura Lima - CBF
Assistente 1: Francisco de Assis da Hora - CBF
Assistente 2: Everton Muller da Costa Maia - CBF
4º Árbitro: Fernando Mateus Umbelino da Silva – CEAF

Por Escrete de Ouro – Com informações da FNF.

Xabi Alonso deixa o Real Madrid após derrota para o Barcelona

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026.

Decisão foi tomada em comum acordo, diz nota oficial do clube; Arbeloa assume, que estava no Real Madrid Castilla, assume a equipe

Xabi Alonso não é mais técnico do Real Madrid - Foto: Pedro Castillo/Real Madrid

O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira, 12, que Xabi Alonso não é mais o treinador do clube. De acordo com nota oficial, a decisão, que vem após a perda do título da Supercopa da Espanha para o Barcelona, foi tomada em comum acordo.

O ex-lateral Álvaro Arbeloa, que comandava o Real Madrid Castilla – time B da equipe espanhola -, foi o escolhido para assumir o cargo de treinador.

“Xabi Alonso sempre terá o afeto e a admiração de todo o madridismo porque é uma lenda do Real Madrid e sempre representou os valores do nosso clube. O Real Madrid sempre será sua casa”, diz o comunicado. “Nosso clube agradece a Xabi Alonso e a toda sua equipe técnica pelo trabalho e dedicação durante todo esse tempo, e deseja a eles muita sorte nesta nova fase de suas vidas”.

A insatisfação com o trabalho realizado vinha sendo acumulada pela torcida há algum tempo. Internamente, ele também não era unanimidade. Vinícius Júnior, uma das grandes estrelas do clube, chegou a xingar Xabi ao ser substituído em clássico com o Barcelona no ano passado.

Decisões tomadas pelo técnico e a forma como o time vinha jogando eram motivos de constantes críticas. Parte da torcida, por exemplo, questionava a falta de oportunidades ao brasileiro Endrick, que acabou emprestado ao Lyon.

RETROSPECTO E FUTURO

Em sua curta passagem pelo Real Madrid, iniciada após grande trabalho no Bayer Leverkusen, Xabi Alonso teve 24 vitórias, seis derrotas e quatro empates em 34 partidas. Foram 72 gols marcados e 38 sofridos.

Substituto de Xabi, Álvaro Arbeloa treina o Castilla desde junho de 2025 e passou toda a sua carreira como treinador na base do Real Madrid desde 2020. Antes, nos tempos de lateral-direito, defendeu o Real Madrid de 2009 a 2016, período durante o qual conquistou oito títulos. Também vestiu a camisa da seleção da Espanha, inclusive na campanha da conquista da Copa do Mundo de 2010. Fonte: Agência Estado.