Sábado, 20 de setembro de 2025.
Árbitro Piero Maza (Foto: Divulgação-Conmebol)
O Flamengo já sabe quem apitará o duelo decisivo contra o Estudiantes pela Libertadores. O chileno Piero Maza foi escalado para comandar a partida de volta, que acontece na próxima quinta-feira, às 21h30, no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.
Após a polêmica envolvendo o árbitro colombiano Andrés Rojas no confronto de ida no Maracanã, a Conmebol optou por uma equipe totalmente chilena para o apito. Os auxiliares serão Claudio Urrutia e Jose Retamal, enquanto o VAR ficará sob responsabilidade de Jose Cabero.
VELHO CONHECIDO
Piero Maza já esteve presente em jogos internacionais do Flamengo. Em 2019, ele apitou a goleada do Rubro-Negro sobre o San José por 6 a 1, na fase de grupos da Libertadores, ano em que o time carioca conquistou o bicampeonato da América. Em 2022, apitou a vitória dos cariocas por 2 a 1 sobre o Vélez, pela Libertadores, no Maracanã.
O árbitro chileno também esteve presente na decisão da Recopa Sul-Americana de 2023, quando o Flamengo foi superado pelo Independiente del Valle por 1 a 0 em Quito, na altitude, no jogo de ida. Na volta, o time que na época era comandado por Vitor Pereira venceu pelo mesmo placar no tempo regulamentar, mas perdeu nos pênaltis.
ENTENDA A SITUAÇÃO
O primeiro confronto entre Flamengo e Estudiantes ficou marcado pela polêmica atuação do árbitro Andrés Rojas. O estopim foi o lance envolvendo expulsão do atacante Gonzalo Plata, em que a Conmebol confirmou o erro do colombiano e anulou o cartão, liberando o jogador para atuar no segundo jogo.
Além disso, alguns atletas do time da Gávea alegaram que o quarto árbitro Jhon Ospina orientou Eduardo Domínguez, técnico dos argentinos, a substituir o defensor Santiago Ñunez, que estava pendurado.
FOCO TOTAL
O grupo comandado por Filipe Luís chega à partida na Argentina com vantagem: a vitória por 2 a 1 no Maracanã garante o empate como suficiente para avançar à semifinal. A comissão técnica espera contar com o elenco completo para tentar mais uma classificação histórica. Fonte: Agência Futebol Interior.