terça-feira, 1 de julho de 2025

De reprovado no América-RN a "vilão" do ABC: relembre trajetória do zagueiro Ignácio, do Fluminense/RJ, no RN!

Terça-feira, 1º de julho de 2025.

Destaque do Fluminense em classificação histórica no Mundial, zagueiro é natural de Currais Novos. Ele foi campeão da segunda divisão potiguar em 2017 e jogou a Série D pelo Assu em 2018.

Ignácio com o troféu de campeão da segunda divisão pelo Força e Luz — Foto: Cedida

Por Redação do ge — Natal

O zagueiro Ignácio foi um dos destaques na classificação do Fluminense para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, mas o que muitos não sabem é que o defensor tem uma trajetória peculiar e de superação no Rio Grande do Norte. Nascido em Currais Novos, a 186 km de Natal, o jogador de 28 anos já sentiu o gosto amargo de uma reprovação no América-RN e, em outro momento, acabou adiando a festa de um título estadual do ABC, diante do estádio Frasqueirão lotado. Antes de se destacar no cenário nacional - e agora mundial -, Ignácio passou por Força e Luz e Assu, até deixar o RN rumo ao time sub-23 do Bahia, em 2018.

Ignácio fez o gol do Força e Luz em empate com o ABC, em 2018 — Foto: Fabiano Oliveira

O ex-jogador Carlos Mota, ídolo do América-RN, foi quem descobriu Ignácio. Ele contou que foi à cidade de Currais Novos para participar de um jogo festivo de fim de ano, em 2014, quando teve a oportunidade de atuar ao lado do zagueiro e o convidou para treinar no Riachuelo, em Natal.

Carlos Mota (segundo em pé, à esquerda) participou de jogo festivo em Currais Novos, com outros ex-jogadores — Foto: Cedida

Em 2016, Ignácio chegou a ser "reprovado" após um período de observação no América-RN.

- Levei ele para o América de 'mala e cuia', como fala o matuto. Ele passou 30 dias no centro de treinamento, mas não foi aproveitado pela comissão técnica - conta Mota.

Em 2017, Mota o indicou para o Força e Luz, para a disputa da segunda divisão do Campeonato Potiguar.

Fomos campeões e subimos juntos naquele ano. Foi o primeiro título dele como profissional. Era um grupo trabalhador e merecedor do acesso - lembra o treinador Higor César.

Ignácio continuou no Força e Luz para jogar a primeira divisão em 2018. Naquele estadual, fez um gol que ficou marcado por atrapalhar a festa do possível título antecipado do ABC. O Força e Luz brigava para não cair na oportunidade, e o zagueiro marcou de cabeça para abrir o placar e silenciar o Frasqueirão lotado. O ABC, que precisava vencer para ser campeão com uma rodada de antecedência, conseguiu apenas o empate por 1 a 1 - o título viria na última rodada, contra o Assu.

Ignácio marcou de cabeça no empate por 1 a 1 com o ABC, em 2018 — Foto: Fabiano Oliveira

O destino seguinte de Ignácio foi o Assu, onde trabalhou com o ex-jogador Júlio Terceiro e conseguiu chamar atenção do Bahia.

- Ignácio havia se destacado pelo Força e Luz no estadual e o levamos para jogar a Série D pelo Assu. Foi o primeiro Campeonato Brasileiro dele. Ele tinha 21 anos, já era forte fisicamente e bastante focado. Nosso time caiu na primeira fase, mas ele fez bons jogos e recebeu o convite para jogar no sub-23 do Bahia, à época - comentou Júlio, que era o treinador do Assu.

Ignácio à época no Assu. É o terceiro jogador em pé da esquerda para a direita — Foto: Multiplus Mídias Sociais

- Fico feliz pelo que ele está vivendo neste Mundial, orgulhando a todos no Rio Grande do Norte - completou Júlio.

No Bahia, o zagueiro foi integrado ao elenco principal posteriormente, mas demorou a se firmar. Ele chegou a ser emprestado para CSA e Chapecoense, onde chamou atenção novamente, em 2021. No retorno ao Bahia, em 2022, foi titular durante todo o ano.

Ignácio (à direita) em campo pelo Assu, em um duelo contra o Altos, pela Série D 2018 — Foto: Wenner Tito/GloboEsporte.com

O defensor potiguar terminou a temporada 2022 como o jogador que mais vestiu a camisa do Bahia, mas não chegou a um acordo para renovação de contrato. Havia uma expectativa de melhoria salarial por parte do jogador, o que não foi correspondido pelo Tricolor à época.

Ignácio em ação pelo Força e Luz contra o ABC, em 2018 — Foto: Fabiano de Oliveira

Apareceu a proposta do Sporting Cristal (Peru), a chance de jogar a Libertadores e Ignácio aceitou o desafio. O zagueiro se tornou um dos pilares do time peruano e chegou a ser chamado de "La Muralla" por torcedores. Em julho de 2024, vieram a proposta e o acerto com o Fluminense. Agora, no Mundial de Clubes, vive o melhor momento com a camisa tricolor. Foi o melhor em campo diante do Mamelodi Sundowns (sendo o substituto de Thiago Silva), e um dos destaques na vitória histórica sobre a Inter de Milão.

Mundial de Clubes: Real Madrid 1 x 0 Juventus - Placar magro e classificação garantida.

Terça-feira, 1º de julho de 2025.

Agora, o Madrid aguarda o vencedor da partida entre Borussia Dortmund e Monterrey.

Com o resultado, o time merengue garantiu a vaga na próxima fase, enquanto os italianos voltam para casa.

Tradicionalmente favorito nas competições que participa, o Real Madrid manteve o seu DNA vencedor no duelo mais equilibrado destas oitavas de final do Mundial de Clubes. Nesta terça-feira, com um gol de Gonzalo García, o gigante espanhol venceu a Juventus por 1 a 0, no Hard Rock Stadium, em Miami, e se garantiu nas quartas do torneio organizado pela Fifa.

Na próxima fase, os espanhóis aguardam o seu adversário do confronto entre Borussia Dortmund, da Alemanha, e Monterrey, do México. A partida acontece ainda nesta terça-feira, em Atlanta. O confronto pelas quartas está marcado para o próximo sábado, em Nova Jersey.

Após estrear com empate diante do Al-Hilal, o Real Madrid engatou a sua terceira vitória seguida já levando em conta o triunfo sobre os italianos. Já a Juventus, que vinha de uma derrota dolorida para o Manchester City (5 a 2) no último jogo da fase de grupos, acumulou o seu segundo revés seguido e se despede da competição. Fonte: FI

Manchester City 3 x 4 Al-Hilal - "Zebra" avança às quartas do Mundial.

Terça-feira, 1º de julho de 2025.

Brasileiro Marcos Leonardo marca contra o Manchester City.
 (Foto: Megan Briggs / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Num jogo emocionante e histórico, o Al-Hilalda Arábia Saudita, protagonizou a maior zebra do Mundial de Clubes até agora ao vencer o poderoso Manchester City, por 4 a 3, na prorrogação, após o empate por 2 a 2 no tempo normal.

O jogo foi disputado esta noite (30) no Camping World Stadium, na cidade de Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. O brasileiro Marcos Leonardo, ex-Santos, de apenas 22 anos, foi eleito o ‘Melhor em Campo‘, mesmo porque marcou dois gols.

ESQUADRA BRASUCA

Malcon, ex-Corinthians, de 28 anos, também fez um gol e teve grande atuação, portanto, uma vitória com a marca brasileira.

A esquadra brasileira ainda contou com o atacante Kaio César, de 21 anos, e o lateral-esquerdo Renan Lodi, de 27.

O time árabe, grande azarão, e único clube asiático ainda na disputa, vai enfrentar nas quartas de final o Fluminense, que antes eliminou a Internazionale, de Milão-ITA, ao vencer por 2 a 0. Eles vão se enfrentar na próxima sexta-feira, às 16 horas, por uma vaga nas semifinais.

MANCHESTER NA FRENTE

O Manchester City entrou em campo como grande favorito e abriu o placar logo aos nove minutos com o português Bernardo Silva. Depois criou outras grandes chances e poderia ter virado o primeiro tempo com uma goleada, não fosse a magistral atuação do goleiro Bono.

Mas tudo mudou no segundo tempo, quando o time árabe teve um início infernal. Antes do primeiro minuto, o brasileiro Marcos Leonardo empatou, num cabeçada, após cruzamento do ex-corintiano Malcon.

REAÇÃO ÁRABE

Por alguns instantes, os árabes se agigantaram e marcaram o segundo gol, o da virada, com Malcon, aos seis minutos. Ele saiu em disparado do meio de campo e tocou por baixo na saída de Ederson. Uma virada inacreditável para todos que estavam no estádio.

O City, porém, reagiu rápido com o artilheiro Haaland, deixando tudo igual aos nove minutos. Depois disso, porém, apesar da pressão, o time inglês não superou a forte marcação e a garra do time árabe.

AL-HILAL NA FRENTE

Na prorrogação, o City manteve seu ritmo forte, encurralando o Al-Hilal na defesa. Mas após um escanteio, Koulibaly desviou de cabeça ao subir entre dois marcadores e marcou o terceiro gol.

Com a torcida a seu favor, o Al-Hilal corria como nunca para impedir o gol do Manchester City, que saiu aos 12 minutos, com Foden, que tinha entrado em campo pouco tempo antes e não balançava as redes há 18 jogos.

GOLPE FINAL

A prorrogação, com todos os jogadores cansados, foi disputado na raça. E Marcos Leonardo marcou o gol decisivo, após rebote do goleiro Ederson, aos seis minutos do segundo tempo da prorrogação.

Depois disso, o desespero tomou conta dos ingleses, incrédulos com o que aconteceu em campo.

Na comemoração, Marcos Leonardo tirou a camisa e ainda a pendurou no pau de escanteio, que levantou com as mãos. Claro que recebeu depois o cartão amarelo, mesmo sentindo dores musculares e cãibras. Fonte: AFI

Com atuação impecável, Fluminense vence a Inter de Milão e garante vaga nas quartas do Mundial de Clubes!

Terça-feira, 1º de julho de 2025.

Nesta segunda-feira, dia 30/06, foi a vez do Fluminense entrar em campo pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes após as eliminações do Flamengo e do Botafogo. Diferentemente dos rivais, o Tricolor venceu a Inter de Milão por 2 a 0, no Bank of America Stadium, com gols de Germán Cano e Hércules, e avançou para as quartas da competição.

Primeiro tempo

Surpreendendo os italianos, a postura do time de Renato Gaúcho foi eficaz no início do jogo e em apenas dois minutos Germán Cano fez seu primeiro gol no Mundial e abriu o placar para os cariocas após cruzamento de Arias, que desviou em Bastoni. O Fluminense ainda teve uma chance de ampliar com Samuel Xavier, mas a bola passou muito perto. O Tricolor chegou a fazer o segundo, mas o gol foi anulado por impedimento. No fim dos 45 minutos, Dimarco quase empatou, mas parou em Fábio.

Segundo tempo

O Fluminense não se acovardou e seguiu mantendo o mesmo estilo de jogo, aproveitando os espaços deixados pela Inter de Milão para tentar fazer o segundo. Foi assim que Arias obrigou Sommer a realizar um milagre em bola colocada no cantinho. Nos minutos finais, a situação ficou tensa com a Inter empilhando oportunidades com De Vrij e Dimarco. Além deles, Lautaro teve uma sequência em pouquíssimos minutos, na qual o argentino parou em uma defesaça de Fábio e na trave. O Tricolor conseguiu resistir à pressão do adversário e aproveitou uma bobeira da defesa italiana para fechar o caixão com um belo gol de Hércules, garantindo vaga nas quartas de final. Dimarco ainda acertou o travessão antes do árbitro apitar, mas não mudou o rumo das coisas.

Próximo compromisso!

Agora, o Fluminense volta a campo na sexta-feira, dia 04/07, às 16h00, no Camping World Stadium, pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, contra  o contra o Al-Hilal, que derrotou o Manchester City por 4 x 3, na noite desta segunda-feira. Fonte: Tupi